Conheça o INAES

O INAES (Instituto Antonio Ernesto de Salvo) é uma associação civil sem fins lucrativos, dedicada ao desenvolvimento, pesquisa e inovação de sistemas produtivos. Atua em parceria com instituições públicas e privadas para fomentar a evolução das cadeias do agronegócio.

Projetos Estudos e Publicações
Editais

Pesquise todos os editais emitidos pelo SISTEMA FAEMG (FAEMG, SENAR, INAES e Sindicatos).

Compartilhe


Festival começa com compromisso de união do setor

QUEIJO ARTESANAL DE MINAS
ESCRITO POR NATHALIE GUIMARÃES, DE BELO HORIZONTE
13/06/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

O 6º Festival do Queijo Artesanal de Minas apresenta o que há de melhor no universo dos queijos até este sábado (15/6), em Belo Horizonte. A abertura oficial do evento ocorreu na manhã desta quinta-feira (13/6) em solenidade com autoridades e associações do setor, parlamentares, produtores rurais, empreendedores e presidentes de sindicatos de produtores rurais. É o queijo minas artesanal unindo o setor.

“O queijo vem crescendo em qualidade, em valor agregado, ganhando prêmios no Brasil e no mundo. Precisamos andar juntos para que a gente possa avançar em pleitos tão importantes para as nossas atividades”, afirmou o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo.

Para o presidente do Sebrae, Marcelo Souza e Silva, a união entre as instituições é fundamental. “Não realizamos nada sozinhos. Estaremos sempre juntos. Aqui é o produtor ganhando conhecimento, agregando valor aos produtos para que possa gerar riqueza”, completou.

Queijo de Casca Florida regularizado

O vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus, anunciou a publicação do regulamento da produção do Queijo de Casca Florida Natural. A conquista é resultado de um árduo trabalho conjunto entre o Sistema Faemg Senar, o IMA, produtores e pesquisadores.

A minuta do regulamento, elaborada após consulta pública, atende às necessidades do setor queijeiro, assegurando, ao mesmo tempo, a qualidade e segurança alimentar do produto. É um passo importante para o fortalecimento da identidade do produto mineiro e a valorização da produção artesanal de queijo no estado.

“Isso representa a possibilidade de ter um mercado internacional para um queijo com mais valor agregado. A certificação garante segurança sanitária, mas respeita o mofo do nosso terroir. Não tem nada mais mineiro do que queijo e temos orgulho desse produto”, afirmou o vice-governador.

Saiba mais detalhes sobre o Queijo de Casca Florida clicando aqui.

Parceria para promoção do queijo artesanal

A Faemg e o Centro de Referência do Queijo Artesanal de Minas (CRQA) unem esforços para aprimorar a produção agropecuária de Minas, com ênfase nos queijos artesanais, e promover esses produtos junto ao mercado consumidor.

O início dessa parceria foi marcada pela assinatura do Memorando de Entendimentos com o Instituto de Cidadania e Competências (Icicom) na abertura do Festival do Queijo Artesanal de Minas nesta quinta-feira (13/6).

Saiba mais sobre a parceria clicando aqui.

Cadeia produtiva

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Pedro Lupion, esteve presente na abertura e reiterou a atuação da FPA pelos produtores rurais. “O leite tem sido um dos nossos grandes temas de debate. A convite da Faemg, estar em MG é poder conversar com o produtor, ver a realidade e falar da cultura que é o queijo mineiro. Minas tem colocado o Brasil mundialmente conhecido por causa do queijo”, ressaltou.

A presidente da Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite (FPPL), Ana Paula Leão, ressaltou a relevância do queijo para o estado. “Extremamente importante para o nosso estado, tanto para o turismo, para a pecuária leiteira, para melhorar renda, para agregar valor à mercadoria. Nosso queijo ir para fora e ser premiado é uma alegria muito grande para nós, produtores”.

CLIQUE AQUI PARA VER AS FOTOS DA ABERTURA.