A 10ª Fenacampo, em São Gotardo, foi aberta oficialmente nesta quarta-feira (30), com a participação do presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, que destacou a importância do município para o agro. “São Gotardo é um exemplo para Minas Gerais e para o Brasil. A região foi transformada ao longo dos anos, tornando-se referência em produção, produtividade e diversidade de produtos. Parabéns aos produtores rurais e ao Sindicato dos Produtores Rurais pelo trabalho, que gera renda e desenvolvimento para a região”, destacou Antônio de Salvo.
A feira, promovida pelo Sindicato dos Produtores Rurais, tem a finalidade de impulsionar a agricultura e a pecuária na região. Nesta edição do evento, mais de 150 expositores oferecem produtos e tecnologias para o setor.
“A presença do Sistema Faemg Senar e sua diretoria, assim como do secretário de Estado de Agricultura, pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, engrandece o nosso evento, reforçando, mais uma vez, a importância da Fenacampo e de São Gotardo para o agronegócio mineiro e nacional. Estamos honrados e gratos pelas parcerias”, ressaltou o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de São Gotardo, Rodolfo Molinari.
O gerente regional do Sistema Faemg Senar, Sérgio Coelho, destacou o crescimento e a força do trabalho no campo. “O papel do Sistema Faemg Senar é proporcionar cada vez mais condições aos produtores para que continuem produzindo, ajudando a alimentar a população”, acrescentou.
Também participaram da abertura o assessor especial da diretoria, Toninho de Pompéu, e a prefeita, Denise Oliveira.
Protagonismo feminino
Nesta quinta-feira (31), a gerente da Mulher, do Jovem e de Inovação do Sistema Faemg Senar, Silvana Novais, participa do painel “Olhar Feminino no Agro”, juntamente com a presidente do grupo Elas pelo Campo, Laura Meireles; a professora coordenadora do grupo Mulheres do Agro da UFV, Maria Elisa Fernandes; e as produtoras rurais Silvia Nishikawa e Rovênia Rocha.
O objetivo é despertar o interesse do público feminino pelo empreendedorismo e liderança no agronegócio. “Nosso objetivo é inspirar mais mulheres para assumirem papel de protagonistas no agronegócio. Elas têm papel importante nas famílias e acumulam funções de destaque dentro do processo produtivo. Queremos que estejam cada vez mais preparadas para os desafios do setor”, explicou Silvana Novais.