As principais ações do Sistema Faemg Senar, orientações previdenciárias, experiência de sucesso de sindicatos e o laboratório de inovação foram alguns dos temas abordados no encontro que reuniu presidentes de sindicatos dos produtores rurais, entidades cooperadas ao Senar Minas e agentes de desenvolvimento rural da regional ligados ao escritório de Viçosa, nesta terça-feira (17/9).
O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, enfatizou a importância da união do setor. "Nossa missão é fazer com que os homens e mulheres do campo sejam alcançados por nós. Encontros como este são importantes para que possamos continuar trabalhando alinhado e com compromisso com o nosso povo".
O vice-presidente de Finanças, Renato Laguardia, falou sobre a atuação do Instituto Antônio Ernesto de Salvo (Inaes) pelo desenvolvimento do agro. "Estamos implementando parcerias e convênios. Começamos o Genética em Campo para o produtor melhorar o seu rebanho. Também vamos iniciar um processo de compras coletivas, um grande feito para diminuir os custos e continuar nas nossas atividades. Vamos começar com projetos pilotos e alinhar com os nossos sindicatos para que os participantes da compra sejam associados".
O vice-presidente secretário, Ebinho Bernardes, reforçou a importância das entidades apresentarem os seus pleitos e apoiarem quem apoia o agro. "Precisamos conversar com os candidatos, apresentar nossas demandas e eleger prefeitos e vereadores que têm compromisso conosco".
O superintendente do Senar Minas, Celso Furtado Júnior, destacou ações da regional, como o projeto de associação de fruticultores de Paula Cândido, projeto de compras coletivas, grupos do Programa ATeG em Silvicultura pioneiros no estado, grupos de ATeG e ações em parceria com o IMA no polo de piscicultura ornamental em Muriaé e região, polos EaD do Sistema em Alvinópolis e Manhuaçu e o Agro Maker Lab em Viçosa. Também reforçou orientações e perspectivas futuras. "Vamos trabalhar unidos e integrados para que 2025 se traduza em modernização, inovação, impacto no campo e fortalecimento do nosso Sistema para mais renda, qualidade e transformação de vidas".
Orientações previdenciárias
A gerente da Assessoria Jurídica, Mariana Maia, explicou e tirou dúvidas sobre seguridade social, contribuinte individual, segurado especial, formas de contribuição e aposentadoria rural, além da parceria do Sistema Faemg Senar com o INSS que viabiliza que os produtores solicitem benefícios previdenciários por meio dos Sindicatos os Produtores Rurais.
Caso de sucesso no sindicato
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais (SPR) de Lima Duarte, Olivier Campos, que também é vice-presidente da Faemg, e o secretário administrativo do SPR, Edinho, apresentaram a experiência bem-sucedida do sindicato junto ao Programa de Assistência Gerencial aos Sindicatos de Produtores Rurais (AGSPR).
"O produtor não sai de lá sem resposta. Ele precisa de auxílio e nós fazemos isso prestando serviços e atendimentos de qualidade. O sindicato é administrado como uma empresa. Temos um sistema de controle financeiro eficiente, gerente administrativo competente e uma diretoria participativa com pessoas comprometidas com o Sistema Faemg Senar, que é o que o produtor merece e precisa".
Agro Maker Lab
O gerente regional do Sistema em Viçosa, Marcos Reis, a coordenadora de Educação Formal do Sistema, Tércia Almeida, e a diretora executiva tecnoPARQ/UFV, Adriana Faria, falaram sobre o Agro Maker Lab. Resultado de uma parceria entre as instituições, o laboratório é um ambiente de aprendizado, experimentação, aplicação e criação de soluções provenientes de estudantes, empreendedores, pesquisadores e da comunidade de Viçosa e região.
"Oferecemos novas possibilidades de atuação no agronegócio. Precisamos aproximar os produtores da tecnologia e da inovação e transformar ideias em protótipos. Os Sindicatos podem trazer as demandas, agendar visitas e utilizar o espaço", disse o gerente regional Marcos Reis.
Tércia Almeida destacou que o espaço é uma possibilidade importante para os estudantes de cursos técnicos e de toda a comunidade e reforçou que "o Sistema Faemg Senar está trabalhando coletivamente para reunir informações e solucionar as demandas dos produtores rurais".
"Os sindicatos podem oferecer o serviço de assessoria tecnológica para seus associados. No laboratório conseguimos validar, rapidamente, tecnologias, produtos e inovações principalmente para os produtores rurais”, orientou a professora Adriana.