Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

Workshop entre ATeG e IMA promove troca de conhecimentos

CACHAÇA DE ALAMBIQUE
ESCRITO POR JANAINA ROCHIDO, DE BELO HORIZONTE
07/12/2023 . SISTEMA FAEMG, SENAR, FAEMG

A cachaça de alambique, desde sua produção, até a regularização do estabelecimento, foi o assunto abordado nos dois dias de workshop técnico “O que o futuro reserva para a cachaça?” realizado pelo Sistema Faemg Senar e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) para profissionais do IMA e do Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG. De acordo com o analista do Programa ATeG e da Comissão Técnica de Cachaça de Alambique do Sistema, Wender Guedes Borges, “a intenção é que os participantes possam atuar de forma mais eficaz e estratégica para uma entrega cada vez melhor aos produtores rurais do estado”.

Luciane Sales, no alto, à esquerda

Os dias 6 e 7 de dezembro foram, literalmente, de troca de conhecimentos entre profissionais das duas entidades. No primeiro dia, a engenheira agrônoma e instrutora do Senar Minas Luciane Reis Sales ministrou palestra sobre tecnologia de produção de cachaça para agentes fiscais do IMA. No dia seguinte, foi a vez de técnicos de campo, supervisores e técnicos especialistas do ATeG aprenderem sobre vistoria e inspeção de rotina em estabelecimentos de cachaça com os fiscais Fabiano Aurélio de Oliveira, Flávio Alves Santos, Marcela Eugênica de Oliveira e Maria Soza Coelho.

Os trabalhos foram conduzidos pelo gerente executivo técnico do Sistema Faemg Senar, Bruno Rocha de Melo, e pelo gerente de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do IMA, Lucas Ferreira Guimarães, para pouco mais de 50 profissionais das duas entidades. “A expectativa é de que, com essa capacitação, seja possível para os técnicos do Programa ATeG aprofundar o entendimento sobre quais são os requisitos atuais e como o processo de regularização das agroindústrias ocorre possibilitando com isso um auxílio mais assertivo aos nossos produtores rurais levando-os a atingir este objetivo”, analisou Bruno.

A partir da esquerda: Lucas Guimarães, Bruno Rocha de Melo e Mariano Gomes, do IMA

Esta foi a primeira edição deste workshop, conforme Wender Guedes Borges. “Planejamos para que, no próximo ano, este evento seja de forma presencial, com uma rede ainda maior entre participantes e instituições”, acrescentou. No âmbito da cachaça de alambique, este ano o Sistema Faemg Senar já realizou o workshop “Você pensa que cachaça é aguardente?” e já tem outras atividades programadas para o ano de 2024.