A cachaça de alambique, desde sua produção, até a regularização do estabelecimento, foi o assunto abordado nos dois dias de workshop técnico “O que o futuro reserva para a cachaça?” realizado pelo Sistema Faemg Senar e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) para profissionais do IMA e do Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG. De acordo com o analista do Programa ATeG e da Comissão Técnica de Cachaça de Alambique do Sistema, Wender Guedes Borges, “a intenção é que os participantes possam atuar de forma mais eficaz e estratégica para uma entrega cada vez melhor aos produtores rurais do estado”.
Os dias 6 e 7 de dezembro foram, literalmente, de troca de conhecimentos entre profissionais das duas entidades. No primeiro dia, a engenheira agrônoma e instrutora do Senar Minas Luciane Reis Sales ministrou palestra sobre tecnologia de produção de cachaça para agentes fiscais do IMA. No dia seguinte, foi a vez de técnicos de campo, supervisores e técnicos especialistas do ATeG aprenderem sobre vistoria e inspeção de rotina em estabelecimentos de cachaça com os fiscais Fabiano Aurélio de Oliveira, Flávio Alves Santos, Marcela Eugênica de Oliveira e Maria Soza Coelho.
Os trabalhos foram conduzidos pelo gerente executivo técnico do Sistema Faemg Senar, Bruno Rocha de Melo, e pelo gerente de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do IMA, Lucas Ferreira Guimarães, para pouco mais de 50 profissionais das duas entidades. “A expectativa é de que, com essa capacitação, seja possível para os técnicos do Programa ATeG aprofundar o entendimento sobre quais são os requisitos atuais e como o processo de regularização das agroindústrias ocorre possibilitando com isso um auxílio mais assertivo aos nossos produtores rurais levando-os a atingir este objetivo”, analisou Bruno.
Esta foi a primeira edição deste workshop, conforme Wender Guedes Borges. “Planejamos para que, no próximo ano, este evento seja de forma presencial, com uma rede ainda maior entre participantes e instituições”, acrescentou. No âmbito da cachaça de alambique, este ano o Sistema Faemg Senar já realizou o workshop “Você pensa que cachaça é aguardente?” e já tem outras atividades programadas para o ano de 2024.