Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Visibilidade e política dão tom a encontro em Monte Carmelo

AGRO EM AÇÃO
ESCRITO POR IZAMARA ARCANJO, DE MONTE CARMELO
16/04/2024 . SISTEMA FAEMG, FAEMG

Terceira edição do Agro em Ação mobiliza centenas de produtores rurais do Alto Paranaíba, Triângulo e Noroeste de Minas

Apresentação da pesquisa ‘A imagem do agronegócio mineiro’ integra programação

Monte Carmelo, cidade próspera do Alto Paranaíba,  foi palco de um importante encontro para o agronegócio mineiro nesta terça-feira (16/04). O evento Agro em Ação reuniu cerca de 250 pessoas, dentre produtores rurais da região, autoridades e representantes da Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), em um momento de mobilização e fortalecimento do setor.

A iniciativa, que já passou por Rio Pomba e Machado e segue agora para Teófilo Otoni e Curvelo até o final de maio, tem como objetivo integrar a diretoria da Faemg com o interior do estado, promovendo o diálogo e a construção de estratégias para garantir visibilidade e representatividade política para a agropecuária mineira.

Imagem Positiva 

Na abertura do evento, o presidente da Faemg, Antônio Pitangui de Salvo, apresentou os resultados de um levantamento realizado pela Quaest Consultoria e Pesquisa sobre a imagem da agropecuária mineira. Os dados revelaram uma percepção extremamente positiva da sociedade sobre o setor, tanto em relação aos produtores quanto às entidades que os representam, como a Faemg e os sindicatos rurais, além do Senar.

Ebinho Bernardes, Antônio de Salvo e Renato Laguardia

A cerimônia de abertura contou também com um momento emocionante, quando o presidente da Faemg entregou uma placa em homenagem ao presidente do Sindicato de Iraí de Minas, Paulo Alves Cardoso. “São muitos anos de trabalho prestado ao sindicato. É uma dedicação e uma força que nos inspira”, disse Antônio Salvo.

Homenagem ao presidente do SPR de Iraí de Minas

Fortalecendo a Participação Política 

Salvo também enfatizou a importância da participação política dos produtores rurais, especialmente nas eleições municipais que se aproximam. "Precisamos defender os nossos interesses e ninguém fará isso por nós. Precisamos estar mobilizados para termos cada vez mais força e representatividade. O Agro em Ação é um marco inicial para fortalecermos essa atuação política e garantir que a voz do agronegócio mineiro seja ouvida”, afirmou.

A abertura contou ainda com a presença de toda a diretoria da Faemg, além do prefeito de Monte Carmelo, Paulo Rodrigues Rocha, do prefeito de Paracatu, Igor Santos, e várias outras autoridades. Durante sua apresentação, o vice-presidente de Finanças da Faemg, Renato Laguardia, ressaltou a importância do engajamento conjunto entre produtores, sindicatos e a federação. Ele ainda destacou dados da pesquisa que revelam como o setor é forte em todo o estado. "O Agro em Ação é um momento para fortalecermos essa união e trabalharmos juntos pelo desenvolvimento da agropecuária mineira. O setor é muito bem-visto por toda a sociedade de maneira geral. Temos que aproveitar essa imagem positiva”, declarou.

Toninho de Pompéu, assessor da diretoria, também participa do Agro em Ação

O vice-presidente secretário da Faemg, Ebinho Bernardes, apresentou, durante sua fala no Agro em Ação, dados que revelam o nível de conhecimento das instituições que integram o Sistema Faemg Senar. Na avaliação de Ebinho, os dados são muito positivos, mas podem ser aprimorados com a participação de todos. “Já temos uma boa imagem, agora precisamos espalhar para todo mundo o que nós fazemos para que possamos nos tornar ainda mais relevantes politicamente. Só assim teremos visibilidade e reconhecimento”, afirmou.

Também estiveram presentes o assessor especial da Diretoria, Antônio Álvares (Toninho de Pompéu); o superintendente de Relacionamento, Francisco Simões; o chefe de Gabinete, Silas Canêdo; e a gerente da Assessoria Jurídica da Faemg, Mariana Maia.

Apoio e otimismo

Evento reuniu dezenas de presidentes de sindicatos

O Agro em Ação se consolidou como um evento de grande importância para a agropecuária mineira, reunindo os produtores rurais em um ambiente de diálogo e construção conjunta de um futuro mais próspero para o setor no estado.

“É um prazer para nós receber os produtores rurais, os presidentes de sindicatos e a diretoria do Sistema Faemg Senar neste evento, que vem falar a respeito da necessidade de representatividade, de discutir o papel do produtor rural na política brasileira”. Hemerson Bovi, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Monte Carmelo.

“Os eventos que o Sistema Faemg Senar tem realizado, como o Agro em Ação e o Faemg em Campo, são muito importantes para que a gente possa trazer o produtor rural para junto da entidade. Desta forma, eles podem conhecer e entender o que o Sistema oferece e como pode fortalecer a cadeia, ainda mais”. Rodolfo Molinari, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de São Gotardo.

“Eu acho que a Faemg, com o Toninho, está resgatando o processo de mobilização do produtor para que ele possa se valorizar e combater narrativas que são contra o homem do campo. Hoje, o produtor rural é o maior preservador do meio ambiente, gera empregos e trabalha para a sociedade. O que a Faemg está fazendo é resgatar a importância do produtor rural e mostrar para todo o mundo o que ele representa para a economia do país”. Osny Zago, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Sacramento.

“O Agro em Ação é um projeto muito importante. Precisamos conscientizar os produtores sobre a importância da política. Então a Faemg vem para ajudar o produtor rural a ver que ele é importante e que é muito bem-quisto pela população brasileira. Este evento vai acordar o produtor rural”. Márcio Guapo, presidente do Núcleo dos Sindicatos Rurais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba e presidente do Sindicato de Campo Florido.