Estão abertas as inscrições de amostras para o tradicional Cupping de Cafés Especiais do Programa ATeG Café+Forte. Este ano, a 7ª edição do concurso, direcionado para cafeicultores atendidos pela assistência técnica e gerencial do Sistema Faemg Senar, assim como no ano passado, o evento traz a divisão das provas e a classificação das amostras em duas etapas, ambas ocorrerão no Centro de Excelência em Cafeicultura do Sistema, localizado em Varginha.
O Cupping ATeG Café+Forte consiste na avaliação física e classificação sensorial/degustação de amostras de café dos produtores atendidos pelo Programa ATeG ranqueando-os pela pontuação de bebida de acordo com a escala SCA – Associação de Cafés Especiais (sigla em inglês). O objetivo é incentivar a produção de cafés de alta qualidade, atendendo aos regulamentos nacionais e internacionais de boas práticas de produção.
“Cada ano que passa a gente tem percebido que têm aumentado não só o número de amostras que recebemos, mas também a qualidade dessas amostras. Isso é fruto do trabalho que tem sido feito pelo ATeG, trabalho esse que melhora a lavoura do produtor, faz com que ele entenda a importância de participar deste tipo de evento, pois nele também estarão presentes compradores, torradores, e, então, é um lugar para que o produtor possa ter essa visibilidade, avalia o analista de Assistência Técnica e Gerencial, João Thomaz Cruz Silva.
Ainda segundo João Thomaz, o cupping, que é a avaliação técnica dos cafés especiais, e finda com a premiação durante a Semana Internacional do Café, tem o intuito também de mapear, de fazer um diagnóstico dos cafés que existem nas diversas regiões de Minas. “Com este evento, podemos saber mais sobre as potencialidades, o que precisa ser melhorado. Através de todo esse processo de prova, a gente consegue ter um volume muito grande de informações”, diz.
Oportunidade e novidades
A 7ª edição do Cupping vai permitir que o produtor conheça todo o potencial de seu produto, o que é muito importante para que ele possa comercializar e negociar da melhor maneira o seu café e receber por ele um preço justo.
O evento ainda promove a maior eficácia na conquista de novos mercados e a consolidação dos produtores rurais atendidos pelo ATeG, além de agregar valor aos cafés e, consequentemente, trazer mais sustentabilidade à cadeia produtiva.
Essa edição conta também com novas categorias especiais de premiação que são: Melhor Café Especial – Mulher; Melhor Café Especial – Jovem e; Melhor Café Especial - Manejo Produtivo Sustentável.
Regulamento
O regulamento do 7º Cupping ATeG Café+Forte já está no ar e pode ser lido e baixado neste link.
Podem participar produtores que cultivam cafés Arábica e Canéfora (conilon), desde que assistidos pelo programa e sediados em Minas Gerais. As amostras deverão ser entregues na data limite 08 de setembro e a prova e classificação da 1ª etapa será realizada entre os dias 18 e 29 de setembro em Varginha.