Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Veja os destaques do Sistema FAEMG no evento

SEMANA DO FAZENDEIRO
ESCRITO POR LÍLIAN MOURA, DE VIÇOSA
22/08/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR

Veja todas as fotos do evento neste link!

Milhares de pessoas participaram das ações realizadas pelo Sistema FAEMG durante a 92ª Semana do Fazendeiro. Só nos cursos e oficinas, foram cerca de 500 pessoas alcançadas. O evento foi realizado em Viçosa, de 13 a 19 de agosto.

O presidente do Sistema FAEMG, Antônio de Salvo, ressaltou que a entidade participou de forma efetiva do evento. “Muita atividade, muita atuação e muita participação do produtor rural das Matas de Minas. É sempre muito bom trabalhar dentro de uma universidade séria, que tem uma gestão comprometida com o ensino. Essa parceria entre Sistema FAEMG e UFV mostra ao produtor rural toda a gama de serviços que podem ser prestados pela nossa entidade e pelos nossos sindicatos”, analisou.

O estande, a Arena e as salas de reuniões foram espaços de diversas atividades e receberam caravanas com produtores de Miraí, Manhuaçu, Sericita, Rio Casca, Pedra Bonita, Orizânia Divino, Miradouro, Santa Bárbara e Rio Piracicaba. Enquanto isso, a Cozinha Escola concentrou os cursos e oficinas relacionados à produção de alimentos. O estande do Sistema FAEMG ainda recebeu a visita do governador Romeu Zema, que conheceu as salas para cursos e conversou com produtores.

Romeu Zema (abaixado) com o secretário Thales Fernandes, o presidente Antônio de Salvo e equipe do Sistema FAEMG no estande da entidade

Difusão de conhecimento

A programação contou ainda com palestras, atendimentos do FAEMG Itinerante, programação especial para jovens, encontros de presidentes dos Sindicatos de Produtores Rurais e demais entidades cooperadas, encontro da equipe dos programas ATeG Balde Cheio e ATeG Café+Forte, visitas a produtores e encontro de atualização dos mobilizadores da regional.

“Somos parceiros de longa data da UFV e, após dois anos sem a Semana do Fazendeiro presencial, comemoramos essa volta tão importante, que, além da transmissão de conhecimento, valoriza a afetividade e o calor humano”, disse o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Viçosa, Carlos Eduardo de Andrade.

Atendimentos do FAEMG Itinerante

“Ficamos muito satisfeitos e gratos aos produtores que atenderam ao nosso convite e vieram à UFV participar das nossas ações. Temos certeza de que, com o auxílio de toda a nossa equipe, eles puderam levar para casa mais informação, conhecimento, tecnologia e capacitação para evoluírem em seus negócios", avaliou o gerente regional do Sistema FAEMG em Viçosa, Marcos Reis.

Juventude e Inovação

A programação especial para os jovens começou com o Encontro Jovens no Campo, que reuniu mais de 80 pessoas de Divino, Orizânia, Manhumirim, Martins Soares, Cajuri e Viçosa. A turma fez um breve passeio pela UFV, participou de palestras sobre sucessão familiar com os jovens Igor Calil e Laerte Mendonça Neto e conheceu os cursos de educação formal oferecidos pelo SENAR e CNA.

Oficina de ideação

Juventude, liderança, inovação e empreendedorismo também foram pauta na oficina de ideação promovida em parceria com o tecnoPARQ e a Novo Agro Ventures. Os participantes dividiram-se em grupos para propor soluções para o agronegócio e a proposta vencedora apresentou uma alternativa para o inventário florestal.

"Hoje o processo é feito de forma manual, demorada e mais arriscada. A nossa ideia é fazer o inventário usando drones", explicou Letícia Campos Lopes, estudante de engenharia química na UFV.

Vencedores da oficina de ideação

"Nossa intenção com essas iniciativas é aproximar os jovens do Sistema FAEMG. Queremos prepará-los para serem o futuro do agronegócio com conhecimento e inovação que cooperem para o desenvolvimento pessoal, de suas famílias e das políticas públicas", contou a coordenadora do FAEMG Jovem, Silvana Novais.

Presidentes

Trinta e quatro presidentes de Sindicatos de Produtores Rurais e entidades cooperadas do Sistema FAEMG na regional de Viçosa participaram do encontro realizado durante a 92ª Semana do Fazendeiro. O presidente Antônio de Salvo e o superintendente do SENAR MINAS e diretor técnico do Sistema FAEMG, Christiano Nascif, destacaram a importância da atuação de cada um deles em seus municípios.

José Davi Ervilha, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Guiricema comentou que o encontro foi uma oportunidade de aproximar e fortalecer as entidades e, com isso, todo o Sistema FAEMG e o agronegócio mineiro.

Mobilizadores

A atualização dos mobilizadores, realizada nos dias 16 e 17 de agosto, foi conduzida pela gerente de Formação Profissional Rural e Promoção Social, Liziana Rodrigues, e pela gerente Pedagógica do Sistema FAEMG, Cristiane Trigueiro. Quarenta e três profissionais de entidades cooperadas da regional Viçosa e quatro da regional Juiz de Fora reuniram-se para alinhar as ações, trocar experiências e atualizar conhecimentos técnicos sobre a função, que passa a ser chamada Agente de Desenvolvimento Rural (ADR).

Para o mobilizador do Sindicato dos Produtores Rurais de Manhumirim, Rudson Curcio, essa atualização ajuda a fazer o melhor pelos clientes, que são os produtores e trabalhadores rurais. “Nosso objetivo é seguir praticando um ótimo trabalho preconizado pela reconhecida qualidade do Sistema FAEMG”, disse. "Foi muito bom estar com a equipe do Sistema FAEMG e participar dessa capacitação, que tirou muitas dúvidas de todos. Estou muito grata pela oportunidade", completou Naiara Vieira, mobilizadora em Santa Margarida.

ATeG

Mais de 50 pessoas da equipe do programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) participaram do encontro regional. Foram 46 técnicos do ATeG Balde Cheio e do ATeG Café+Forte, supervisores, consultores master, analistas e gerentes.

O momento serviu para nivelar os técnicos de campo quanto às diretrizes do programa, apresentar startups e suas soluções tecnológicas para o agro, e salientar a importância da comunicação e da persuasão no cotidiano com os produtores atendidos. “Me sinto muito feliz e orgulhosa por fazer parte do ATeG. Esse encontro mostra o quanto o Sistema FAEMG nos valoriza enquanto profissionais e preza pela qualidade do serviço prestado aos produtores rurais. Isso é gratificante, motivador e nos dá força para seguir a jornada no campo”, pontuou Débora Valentim, técnica do ATeG Balde Cheio em Palma. 

Técnicos do ATeG Café+Forte em Viçosa
Técnicos do ATeG Balde Cheio em Paula Cândido

“Conseguimos mostrar aos técnicos o quanto o ATeG está crescendo e que eles são parte fundamental desse programa. Além de alinhar com todos a missão e a visão que nós temos e compartilhar casos de sucesso alcançados que demostram o potencial e o diferencial do ATeG”, contou Daniel Prado, supervisor do ATeG Café+Forte.

A programação também contou com visitas de campo para conhecer casos de sucesso. Os técnicos da cafeicultura foram à propriedade do produtor José Reinaldo da Silva, em Viçosa, e os da pecuária leiteira conheceram o trabalho realizado junto à família Oliveira, em Paula Cândido.

Técnicos na propriedade de José Reinaldo

Meu Café no Sistema FAEMG

O projeto que visa promover e valorizar os cafeicultores mineiros, especialmente os que fazem parte do programa ATeG Café+Forte, marcou presença na Semana do Fazendeiro e movimentou o estande durante todo o evento.

O espaço recebeu os produtores do +Café, de Paula Cândido; Café do Programador, de Vieiras; Café Rays, de Belo Horizonte e Café Rochedo, de Araponga. 

ATeG Universitária

A equipe do programa apresentou o Jornada ATeG à comunidade acadêmica com a presença de professores, estudantes, e do pró-reitor de Extensão e Cultura da UFV, José Ambrósio Ferreira Neto. O programa vai oferecer 40 vagas a estudantes das ciências agrárias da UFV ainda neste semestre e pretende auxiliar os futuros profissionais a desenvolverem habilidades para atuar na extensão rural.

"Tínhamos 600 produtores atendidos pelo ATeG em 2018 e vamos terminar 2022 com 20 mil. Queremos formar agentes de transformação da vida e da realidade do produtor rural mineiro com conhecimento, tecnologia e resultados”, disse o superintendente do SENAR MINAS, Christiano Nascif. “Agradecemos à UFV por acolher nossa proposta, que também visa a empregabilidade. Temos certeza de que esse projeto será fundamental para manter o protagonismo mineiro no agronegócio. Os participantes terão uma grande credencial como egressos da UFV e dessa jornada para seguir a carreira como empreendedores do agro", reforçou Nascif.

Apresentação do Jornada ATeG

Visitas

Christiano Nascif e o gerente de Assistência Técnica e Gerencial do Sistema FAEMG, Bruno Rocha de Melo, acompanharam todas as ações e receberam os representantes do SENAR Central, André Luiz de Souza Lacerda e Frederico Márcio Correia Dias, que vieram conhecer mais sobre os processos que garantem os excelentes resultados do Programa ATeG por aqui.

Além dos eventos no campus da UFV, os consultores foram a Araponga ver de perto o trabalho do técnico Laio Almeida com os produtores Edimar Miranda e Édio Miranda, e a Cresol, cooperativa de crédito parceira dos grupos do pós-ciclo na regional.

Visita à Araponga com representantes do SENAR Central

Degustações comentadas

Três queridinhos da gastronomia mineira: cachaça, café e queijo foram as estrelas das degustações comentadas promovidas na Semana do Fazendeiro. As turmas promovidas pelo Sistema FAEMG ficaram cheias de apreciadores vindas de diversas partes de Minas e do Brasil.

Talles e Jessica Lopes, de Araruama, no Rio de Janeiro, participaram da análise sensorial da cachaça. "Além de gostar da bebida, a gente tem vontade de produzir um dia e, para produzir qualquer coisa, é preciso entender do negócio. O curso foi excelente", comentou Talles.

Empório SENAR MINAS

Ex-alunos empreendedores aproveitaram o Empório para expor e vender seus produtos. Cachaças, gin, linguiça, pimentas, café e doce de leite fizeram sucesso nos sete dias de feira.