Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Dias
0 0 0
Horas
0 0
Minutos
0 0
Segundos
0 0
Compartilhe


União, foco e planejamento para vencer os pleitos do Agro mineiro

CCS AGRO
ESCRITO POR FERNANDA TEIXEIRA, DE BELO HORIZONTE
09/10/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

O novo índice de desempenho ambiental, que está sendo criado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), para ser aplicado nas renovações de licenças ambientais, foi um dos temas da 8ª Reunião Ordinária do Comitê Consultivo de Sustentabilidade do Agro Mineiro (CCS Agro), realizada virtualmente nesta segunda-feira (9/10). Temas específicos para ampliar a segurança jurídica do setor produtivo agropecuário e sobre a participação do presidente do CCS Agro, Antônio de Salvo, na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2023 (COP-28), também fizeram parte da pauta.

O primeiro vice-presidente secretário do Sistema Faemg Senar, Ebinho Bernardes, abriu o encontro enfatizando a importância das discussões, alinhamentos e trocas de experiências que possam contribuir efetivamente para a resolução das causas dos produtores rurais mineiros. “Gostaria de destacar aqui o papel das associações, do nosso CCS Agro, que estão lá na ponta, no campo, levantando as principais demandas e trazendo até nós, para que o Sistema Faemg Senar possa apoiar e ajudar a resolver as questões que impactam a vida dos nossos produtores nas várias regiões do estado”, disse.

O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, que também preside o Comitê, reforçou que a atuação política, por meio do CCS Agro, tem se mostrado mais efetiva em relação às ações individuais das instituições. “Precisamos continuar unidos para que possamos avançar nas diferentes pautas, entendendo quais são as nossas dificuldades e quais são os nossos gargalos. Com foco, engajamento, planejamento e união, podemos vencer os pleitos do agro nos seus diferentes setores”, reforçou.

Durante a reunião, foi estabelecida ação junto a deputados e senadores frente a questões ambientais e definido um encontro presencial de fim de ano para fortalecer os alinhamentos do Comitê. Outro assunto mencionado foi a necessidade de manter a vigilância nas questões ligadas às demarcações de terras às margens de rios federais e audiências públicas pela Secretaria de Patrimônio da União.

Também participaram o gerente de Relações Institucionais e Governamentais do Sistema Faemg Senar, Altino Rodrigues, a gerente de sustentabilidade Mariana Ramos, e a assessora Ana Paula Mello.

Relacionamento institucional e governamental

O CCS Agro, que tem caráter político e técnico, foi criado a partir da demanda de algumas instituições, frente ao governo estadual, e de percepção do Sistema Faemg Senar sobre a necessidade de fortalecimento setorial e melhoraria do ambiente de negócios relacionado às pautas ligadas ao agronegócio e à sustentabilidade. Ele é composto por presidentes de instituições representativas de diversas cadeias produtivas do agro e de associações regionais de sindicatos dos produtores rurais.