Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Tradição e talento transformados em fonte de renda

CAPACITAÇÃO
ESCRITO POR DIEGO SOUZA, DE GOVERNADOR VALADARES
08/03/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

 

Curso de produção artesanal de doces, em Governador Valadares, resgata receitas

regionais e gera oportunidades para as mulheres

 

Tradição em várias regiões de Minas Gerais como parte da identidade local, a produção artesanal de doces tem sido uma alternativa de geração de renda para produtores rurais em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. Para valorizar e contribuir com essa tradição, o Sistema Faemg Senar, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Valadares e apoio do Sicoob Crediriodoce, promoveu o curso de Produção Artesanal de Doces. A nutricionista e instrutora, Luciana Nogueira, explica que os conteúdos ministrados abordaram as boas práticas na fabricação de doces.  “Entre elas estão as técnicas de higienização, fabricação de cristalizados, compotas, geleias, doces pastoso e de corte, bem como o resgate cultural com produção de receitas de doces regionais, além do tema empreendedorismo. Foram dez participantes, sendo nove mulheres e um homem”, diz a instrutora.

Com carga horária de 40 horas, o evento resultou na produção de iguarias como compotas e geleias. “Produzimos diversos tipos de doces como mamão verde, de vez e maduro, abóbora, abacaxi, limão, cristalizados, compotas de figo, mamão de anel e laranja, geleias de morango, tomate com pimenta, abacaxi com pimenta, manga, doce pastoso de abóbora com coco, batata doce com coco, goiabada, bananinha, cocada de cacau com granola e passas”.

O curso permitiu que os alunos produzissem uma grande variedade de doces artesanais.

Ainda segundo a instrutora, a turma esteve engajada e empolgada com as execuções práticas. Para ela, esta formação também propôs o conhecimento e aplicação de técnicas de aproveitamento e processamento de frutas e legumes. “Como a fabricação artesanal de doces que poderão ser comercializados, há a oportunidade de geração de renda e emprego, o que contribui para uma melhor qualidade de vida”, afirma.

Para o presidente do Sindicato Rural de Governador Valadares, Afonso Luiz Brêtas, o objetivo do Sistema Faemg Senar e Sindicato Rural de Governador Valadares é motivar cada vez mais as mulheres. “Esperamos que elas possam se capacitar e profissionalizar, conquistando assim uma fonte de renda, utilizando os recursos próprios de suas propriedades rurais”, destacou Afonso.