Ver o seu nome cinco vezes em primeiro lugar na solenidade da Premiação do ATeG Balde Cheio causou surpresa e também proporcionou muito orgulho ao técnico de campo José Soté da Silva. No evento promovido pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES, que premiou os produtores, técnicos e supervisores do programa, ele conquistou o primeiro lugar como técnico destaque e como grande campeão dos técnicos. Também foi ele quem acompanhou os produtores vencedores nas categorias até 50 litros (José Omar Pereira), 51 a 100 litros (Marcos Bernardes Jacó) e 401 a 1.000 litros (Genilson Alves Fernandes).
“A gente nunca pensa que vai ganhar, foi uma surpresa. Fiquei muito alegre de ver que o trabalho foi bem realizado. É uma honra, depois de 31 anos de profissão. Fiquei muito orgulhoso, assim como minha esposa e meus filhos”, comentou José Soté, que é formado em veterinária. Ele trabalha no SENAR MINAS desde 2012 como instrutor na área de bovinocultura de leite e corte e, em 2019, assumiu um grupo do ATeG Balde Cheio.
José Soté é natural do Espírito Santo, mas se considera um bom mineiro, já que mora no estado desde 1980, inicialmente em Carmo do Rio Claro e, atualmente, em Uberlândia.
Dedicação
A escolha do técnico destaque levou em consideração tempo de trabalho, manutenção do grupo, evoluções alcançadas pelos produtores, qualidade de dados lançados, qualidade da prestação de contas e conhecimento técnico aplicado. José Soté encerrou o ciclo de dois anos do programa atendendo 30 produtores.
Ele destaca que a responsabilidade do técnico é muito grande, especialmente em relação às recomendações feitas aos produtores. “Sempre penso no produtor, em primeiro lugar. Todos que atendi e que fizeram mudanças tiveram resultados positivos. Esta premiação é fruto do trabalho que teve a intenção de mostrar ao produtor que a cadeia produtiva do leite é viável, desde que ele trabalhe de forma séria”.
“A premiação é resultado da dedicação e do compromisso do José Soté com o trabalho desenvolvido no ATeG. É um orgulho ver a nossa regional ser destacada pela competência da sua equipe”, afirmou o gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Uberlândia, Caio Oliveira.