Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


SPR de Uberaba amplia projeto que mostra origem dos alimentos

VALORIZAÇÃO
ESCRITO POR JULIANA FIDELIS, DE UBERABA
14/08/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS

O Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba ampliou o Projeto Saracura, que tem o objetivo de reconhecer e apoiar o trabalho do produtor rural, por meio da divulgação da origem dos alimentos nas gôndolas dos supermercados. O lançamento da segunda etapa, com novos produtos e supermercados parceiros, foi realizado nessa terça-feira (13/08) na sede da entidade. A iniciativa é realizada juntamente com o Centro de Informações do Turismo Rural de Uberaba (Citur) e tem o apoio do Sistema Faemg Senar, Sindicomércio e Associação de Supermercados do Triângulo Mineiro (Assuper).

Lançamento da segunda etapa do projeto Saracura na sede do sindicato de Uberaba

O Projeto Saracura inclui a produção de vídeos que detalham o processo produtivo dos alimentos. Os consumidores acessam o conteúdo por meio de QR Codes em placas instaladas junto aos produtos, nos supermercados. “O nosso objetivo principal com esta iniciativa é divulgar e valorizar o trabalho do produtor rural. Na primeira fase, tivemos 16 produtos selecionados no Supermercado LS Guarato e chegamos a mais de 100 mil visualizações dos vídeos, um alcance maior do que o esperado”, disse o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Marco Túlio Prata.

A segunda etapa abrange 25 produtos e ampliou o projeto para 12 supermercados de Uberaba: LS Guarato, Foscarini, Miltinho e na rede Zebu Carnes. Todas as unidades já estão com as placas indicativas para acesso ao QR Code. Entre os produtos selecionados, estão alimentos básicos, como arroz, feijão e carne, e outros, como mel, vinho e doces.

 Presidente do SPR de Uberaba, Marco Túlio Prata, e o gerente regional do Sistema Faemg Senar, Ricardo Tuller, no evento do projeto Saracura

Para além das prateleiras dos supermercados

O gerente regional do Sistema Faemg Senar, Ricardo Tuller, destacou que a iniciativa valoriza o trabalho que o produtor rural desenvolve para toda a sociedade. “Este projeto tem sido um exemplo para outros sindicatos e é apresentado em diversos eventos, como foi o caso da Feira de Gastronomia na ExpoZebu”, afirmou.

A presidente da Assuper, Juliane Forcarini, afirmou que a entidade abraçou o projeto para mostrar aos clientes que o produto não nasceu na prateleira do supermercado. “Isso veio para valorizar o produto e o produtor rural, que fez de tudo para aquele alimento chegar à mesa do consumidor”, concluiu.

O lançamento da segunda etapa contou com a participação da diretoria do sindicato e de representantes do Sindicomércio, Assuper e dos supermercados parceiros.