Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Sistema participa de imersão da CNA para fortalecer atuação institucional

RELAÇÕES INSTITUCIONAIS
ESCRITO POR CNA
17/10/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

O superintendente de Relacionamento do Sistema Faemg Senar, Francisco Simões, participou nessa quarta (16) e quinta (17), do evento “Imersão ARI e Federações”. A iniciativa organizada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) tem como objetivo capacitar as assessorias de relações institucionais nos estados e discutir o fortalecimento da atuação política no agro.

Francisco Simões representa o Sistema Faemg Senar em imersão da CNA

Durante dois dias, representantes das Federações estaduais de agricultura e pecuária participaram de palestras sobre o Sistema CNA/Senar e sobre o Instituto CNA, de oficinas práticas de relacionamento e comunicação estratégica, além de fazer uma visita ao Congresso Nacional.

Na abertura do encontro, na quarta (16), o vice-presidente da CNA, José Mário Schreiner, destacou a importância de fortalecer a área institucional dos estados e, consequentemente, a relação com os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.

“O Sistema tem esse papel de defender os interesses da base, que é o produtor rural, então precisa dialogar com o governo em todas as esferas”, disse. Para Schreiner, o evento de imersão é fundamental para promover a interação com as Federações. “Temos que nos conhecer melhor e replicar o trabalho que é feito em Brasília para os estados”.

José Mário Schreiner

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Pedro Lupion, também esteve na abertura e falou sobre o trabalho da bancada no Congresso e o apoio que recebe de entidades como a CNA e as federações na discussão de pautas que impactam o setor.

“A gente tem a responsabilidade de representar o setor que carrega a economia brasileira, que gera emprego e superávit comercial. Todos os dias precisamos vencer diversas narrativas, dentro e fora do país, e essa atuação se resume em política, na capacidade de diálogo, articulação e jogo de cintura”.

Deputado Pedro Lupion

Já o diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara, afirmou que o objetivo do evento é exercitar o conceito de rede da instituição, promovendo o fortalecimento da relação do Sistema com os agentes dos três poderes.

“A relação institucional transcende as questões parlamentares. Precisamos de um ponto focal nos estados que trate da articulação política. O que fazemos em Brasília tem que repercutir na base, via federações, sindicatos, e vice-versa”.

Daniel Carrara

Segundo a chefe da Assessoria de Relações Institucionais da CNA, Mírian Vaz, a primeira edição da imersão tem o propósito de criar um ambiente de convergência e proporcionar a troca de conhecimentos e experiências no Sistema.

“Nesses dois dias, apresentamos e compartilhamos nossas ações de trabalho com as Assessorias de Relações Institucionais das Federações, fortalecendo o setor e reforçando que essa área é fundamental para garantir a representação diária do produtor rural em todos os ambientes”.

Na quarta (16), a programação do evento contou com palestras do diretor de Educação Formal e Infraestrutura do Senar, André Sanches; do diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi, da diretora executiva do Instituto CNA, Mônika Bergamaschi, do coordenador de Inteligência Comercial da CNA, Felipe Spaniol, e do coordenador da área trabalhista Rodrigo Hugueney sobre suas respectivas áreas e departamentos.

No fim do dia, o grupo participou de uma visita técnica ao Congresso Nacional.

Representantes de diferentes Federações do país estão em Brasília

Participaram também do encontro os presidentes de federação de agricultura e pecuária dos estados do Espírito Santo (Faes), Júlio da Silva Rocha; de Pernambuco (Faepe), Pio Guerra; e de Roraima (Faerr), Silvio Silvestre.