Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

Sistema Faemg Senar no Seminário do Café em Patrocínio

CAFEICULTURA
ESCRITO POR ELCIO FONSECA, DE PATOS DE MINAS
13/09/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Seminário é realizado pela Acarpa e conta com estande do Sistema Faemg Senar 

Antônio de Salvo destacou o fortalecimento do agro por meio da capacitação e inovação

O 31º Seminário do Café da Região do Cerrado Mineiro foi aberto oficialmente nesta terça-feira (12), em Patrocínio. O evento teve a participação do presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, e do vice-presidente de Finanças, Renato Laguardia. Promovido pela Associação dos Cafeicultores da Região de Patrocínio (ACARPA), o evento ocorre até quinta-feira, no Centro Universitário do Cerrado (UNICERP). 

“A inovação é a palavra da vez no agro e é fundamental para que a gente possa continuar produzindo de forma rentável e sustentável. Temos que nos manter unidos nesse momento difícil para que a gente continue avançando e defendendo os diversos setores, como a cafeicultura. Precisamos ter sempre os produtores e trabalhadores rurais treinados e qualificados, e o Sistema Faemg Senar tem feito isso em todo estado. Só na região de Patrocínio, são mais de 2 mil produtores atendidos pelo Programa ATeG, e quase 10 mil pessoas treinadas em nossos cursos em todo o Alto Paranaíba”, destacou o presidente Antônio de Salvo. 

Nesta edição, mais de 100 expositores oferecem produtos e tecnologias para o setor. A programação ainda contempla palestras técnicas, premiação dos finalistas do 5º Prêmio de Produtividade do Café ACARPA, 5º Encontro de Mulheres que Inspiram o Cerrado, e Entrega da Comenda Alysson Paolinelli. 

O anfitrião e presidente da ACARPA, Osvaldo Ninin, ressaltou a importância da parceria com o Sistema Faemg Senar. “Agrega valor ao nosso evento, proporcionando conhecimento para os cafeicultores, ajudando a superarem os desafios. A presença da diretoria demonstra que nossa parceria se fortalece cada vez mais”, resumiu. 

Estande Sistema Faemg Senar e Sindicato dos Produtores Rurais de Patrocínio

Durante o Seminário do Café, o Sistema Faemg Senar, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Patrocínio, realiza oficinas de Classificação e Degustação de Cafés Especiais, capacitando produtores, técnicos e estudantes que participam do evento. No Empório do Sistema Faemg Senar, os visitantes podem conhecer os cafés produzidos na Fazenda Boa Vista, em Monte Carmelo, pela ex-aluna Yala Santos. 

Vice-presidente Renato Laguardia e o gerente regional Sérgio Coelho visitaram o estande

“Nosso papel é gerar conhecimento para que os produtores de café consigam cada vez mais qualidade em seus produtos”, destaca o gerente regional do Sistema Faemg Senar, Sérgio Coelho.  

O presidente do Sindicato de Patrocínio, Marconi Malagoli, enfatizou os resultados das ações. “Estamos proporcionando conhecimento e desenvolvimento para os produtores de Patrocínio e região. Somos referência e queremos continuar evoluindo”.