Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Sistema Faemg Senar gera oportunidade de vendas para produtores

PROMOÇÃO SOCIAL
ESCRITO POR FLÁVIO CHRISTO, DE JUIZ DE FORA
04/08/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

Eventos e feiras agropecuárias se tornam oportunidade de melhoria de renda para produtores

Produtores e equipe do sindicato no estande do Sistema Faemg Senar

Além de realizar cursos, oficinas e capacitações que transformam a vida das pessoas, o Sistema Faemg Senar também auxilia produtores rurais na venda e divulgação de seus produtos. O fomento ocorre em treinamentos em que são aplicadas ferramentas de marketing, seja proporcionando locais onde podem ser realizadas degustações, vendas e a promoção de produtos do campo. 

Nas festas e exposições agropecuárias em diversas cidades do estado, estandes do Sistema Faemg Senar são montados em parceria com os sindicatos rurais locais, onde produtores expõem seus produtos, divulgam suas marcas e vendem. Em Além Paraíba, na Zona da Mata, a exposição agropecuária conta com esse espaço, cheio de sabores e boas histórias. 

“Esse ponto de vendas nos ajuda a cumprir nosso objetivo, que é transformar a vida das pessoas. Nos esforçamos para tornar o Sistema Faemg Senar uma ferramenta de transformação de vidas e de geração de renda para a população rural, trazendo benefícios para essas pessoas”, afirmou Emerson Simão, gerente regional do Sistema Faemg Senar em Juiz de Fora. 

Emerson Simão, Aderley Vieira e a equipe do sindicato rural

Um dos expositores é o Ricardo Marendino, que até 2020 era DJ, mas com a interrupção dos eventos durante a pandemia precisou se reinventar. Ele passou a fazer diversos cursos com o Senar e aprendeu a fazer conservas e defumados, produtor que se tornaram sua fonte de renda. 

Ricardo Marendino deixou a profissão de DJ para se dedicar à sua produção


“Eu comecei com um petisco de broto de bambu, tomate confitado e queijo mussarela, cheguei a vender mais de 80 desses por semana. O lombo defumado que eu faço é praticamente fazer e vender, nem consigo ter estoque”, disse Ricardo. “Eu tenho muito a agradecer ao Sindicato Rural e ao Sistema Faemg Senar, pois me deram uma nova perspectiva de vida. Eu aprendi uma nova profissão”, completou.

Carlos Augusto Rocha é advogado, mas também diversificou sua renda com produtos que aprendeu a fazer em cursos do Senar. Ele e o irmão fizeram cursos de charcutaria e defumados, e decidiram empreender no ramo. Hoje, eles têm um empório que vende carnes nobres e seus produtos defumados, como a picanha suína que fez o maior sucesso no estande na Expo Além Paraíba. “Nós também fazemos costela bovina ao bafo com queijo, e uma costelinha suína com molho barbecue que são muito pedidas. Vão embaladas a vácuo e a pessoa só precisa colocar na água quente e saborear”, contou Carlos. 

Carlos Augusto exibe seus produtos defumados

Docência aliada à produção

Júnior Amaral é a prova de que conhecimento não ocupa espaço. Ele dá aulas de ciências, biologia e química para o ensino médio e fundamental, além de ser professor universitário na área de saúde. Com o Senar ele já fez mais de 16 cursos, entre produção de alimentos, recuperação de nascentes e manejo de animais. 

Carlos Augusto exibe seus produtos defumados

“Eu tenho uma parede só para os certificados que recebo dos cursos que faço”, diz orgulhoso. Amaral vende geleias, conservas e carne na lata, uma iguaria bem mineira que faz muito sucesso em terras fluminenses. “Meu mercado é praticamente todo no Rio, Teresópolis, Três Rios. São produtos com muita aceitação e eu estou aproveitando o estande para divulgar mais aqui na minha cidade”.

Promoção social

Para o presidente do Sindicato Rural de Além Paraíba, Aderly José Vieira, o espaço do estande é também uma oportunidade de promover o nome da instituição e fazer a diferença na vida dos produtores. “O Sistema Faemg Senar na nossa região foi a ‘salvação da pátria’. Estamos sempre juntos, fazendo cursos com o produtor rural da nossa região, o que ajuda demais na profissionalização da mão de obra”.

Neste fim de semana, o Sistema Faemg Senar está com estandes na Exposição de Além Paraíba e no torneio leiteiro da Vila Almeida, na zona rural de Juiz de Fora.  

 

}