Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Sistema Faemg Senar destaca avanços do projeto Campo Futuro

BENCHMARKING AGRO
ESCRITO POR FERNANDA TEIXEIRA, DE BELO HORIZONTE
07/11/2024 . SISTEMA FAEMG, SENAR, FAEMG
 Evento foi organizado em quatro painéis temáticos que discutiram questões cruciais para o desenvolvimento da agropecuária no Brasil

O Sistema Faemg Senar participou nesta semana do evento Benchmarking Agro (BMK Agro), promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em Brasília, que reuniu lideranças e especialistas para apresentar os resultados do projeto Campo Futuro. A iniciativa da CNA em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), universidades e centros de pesquisa, tem como objetivo auxiliar produtores rurais em mais de 330 municípios de todas as Unidades Federativas (UF) do país a gerenciar custos de produção e tomar decisões estratégicas no campo.

Segundo a analista de Agronegócios do Sistema Faemg Senar, Mariana Simões, os resultados apresentados comprovam que a viabilidade das atividades depende da eficiência e da gestão rigorosa de custos e processos produtivos. “O evento trouxe uma visão abrangente sobre o cenário atual da produção de grãos, leite e carne bovina, com destaque para os desafios e as oportunidades para conquistar novos mercados. Ficou evidente que produtores com maior eficiência em indicadores zootécnicos tiveram melhores margens de lucro”, afirmou.

Segundo Mariana Simões, os resultados comprovam que a viabilidade das atividades depende da eficiência e da gestão rigorosa de custos e processos produtivos. 

Em Minas Gerais, os indicadores comparativos revelaram um panorama da rentabilidade entre as propriedades mais eficientes no programa Educampo – Leite. Segundo Thiago Rodrigues, analista de Agronegócio do Sebrae, as 25% propriedades mais rentáveis atingiram uma margem líquida anual de R$12.962 por hectare, superando, por exemplo, a rentabilidade da produção de milho e soja da safra anterior. Já as propriedades do grupo menos eficiente apresentaram resultados negativos.

O evento foi organizado em quatro painéis temáticos que discutiram questões cruciais para o desenvolvimento da agropecuária no Brasil: uma análise do setor em relação aos concorrentes internacionais, os custos e a eficiência econômica na produção de grãos, um estudo das propriedades mais rentáveis na pecuária de leite e uma avaliação do desempenho econômico e da sustentabilidade na pecuária de corte.

Campo Futuro – O projeto, realizado pela CNA e pelo Senar em colaboração com universidades e centros de pesquisa, tem como objetivo o levantamento detalhado dos custos de produção agropecuária para fornecer informações estratégicas para o gerenciamento rural. Em 2024, foram realizados 154 painéis em 125 municípios, abrangendo 20 estados, com a participação de 1,5 mil produtores. O projeto abrange as cadeias de grãos, cereais, frutas, hortaliças, silvicultura, café, pecuária de leite, avicultura, suinocultura, aquicultura, pecuária de corte, entre outras.