Presidente Antônio de Salvo falou sobre as perspectivas do agronegócio mineiro no evento
Promovida pelo Sicoob Credpit nos dias 27 e 28 de outubro, no parque de exposições de Curvelo, a 2ª edição da feira Conexão Agro recebeu importantes ações e reflexões voltadas para o desenvolvimento do meio rural. O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, conduziu a palestra principal durante a abertura oficial e, em seguida, participou de uma roda de conversa.
As perspectivas do agronegócio mineiro e as diversas oportunidades de geração de renda para pequenos e médios produtores rurais da região central do estado foram os principais temas da agenda.
“Estamos falando de uma cidade inserida no contexto de um futuro polo agrícola e com destaque produtivo em três grandes atividades, como leite, corte e eucalipto, além do Sistema de Integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF). Outro ponto é a localização estratégica, a 160 km da capital mineira. Em todas as direções, se observarmos, tem-se o que muitos não tem, que é uma boa logística”, explicou Salvo.
Quando há boas condições técnicas de produção, investimento, reconhecimento das oportunidades e boa estrutura de malha viária, faltam duas coisas para que a transformação aconteça, na visão do presidente. “Uma delas é a vontade de fazer, e fazer bem-feito, com planejamento, passando pela crença de que vai dar certo. A outra é saber fazer pressão política, a começar pelo município no qual produtor está inserido”, aconselhou.
“Eu tenho muita tranquilidade de falar que, com o governo mineiro, isso não vem ao caso, contudo, precisamos mostrar mais o quanto estamos desenvolvendo e gerando riquezas dentro e fora da porteira. Dessa forma e, claro, juntando-se aos Sindicatos dos Produtores Rurais e outras entidades do setor, ninguém nos segura. Vamos avançar”, complementou o presidente do Sistema Faemg Senar.
O secretário de Estado Adjunto de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Ricardo Albanez, elogiou o posicionamento do presidente Antônio de Salvo. “É um estímulo ao produtor rural. Ao participar desses eventos, precisamos sair incomodados, provocados, dispostos à mudança, para tornar realidade o que nos foi apresentado por quem tem autoridade no assunto”, comentou.
Para o diretor-presidente do Sicoob Credpit, José Antônio de Freitas, o Conexão Agro trouxe um ambiente propício para estabelecer parcerias, trocar experiências e conhecer as últimas tendências do mercado agropecuário. “Mas, não se faz nada sozinho. Sem o apoio das entidades do setor e dos que acreditam no agronegócio mineiro, não estaríamos diante de um evento de sucesso e forte candidato a fazer parte do calendário anual dos grandes eventos para o agronegócio da região”, disse.
Fábrica em Curvelo
A relevância produtiva em Curvelo também foi destacada pelo presidente da Cooperativa Central dos Produtores Rurais (CCPR), Marcelo Candiotto. “Não estamos em Curvelo por acaso”, reforçou ao citar a escolha da localidade para a receber a maior fábrica de rações do país. As obras giram em torno de R$ 130 milhões.
A segunda edição do Conexão Agro reuniu mais de 700 pessoas, entre produtores, trabalhadores rurais, técnicos de campo e estudantes e profissionais do setor, de 20 expositores. Cerca de R$ 7,5 milhões foram gerados em negócios, segundo os organizadores.
Além das palestras, a feira de animais e máquinas agrícolas e o leilão beneficente em prol da Associação de Convívio com os Portadores de Câncer do Centro Oeste Mineiro (CONVÍVIO) foram as principais atrações.