Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Sistema Faemg recebe secretário de Agricultura

CONSELEITE-MG
ESCRITO POR IZAMARA ARCANJO, DE BELO HORIZONTE
20/07/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Em reunião com membros do Conseleite, o secretário apresentou as reivindicações à União; Importação desenfreada do leite em pó 

tem preocupado o setor agropecuário

O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio Pitangui de Salvo, recebeu na tarde desta quinta-feira (20/07), o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes. Eles reuniram-se com os membros do Conselho Paritário do Leite de Minas Gerais (Conseleite-MG). Durante o encontro, o secretário apresentou o detalhamento das principais preocupações do setor produtivo agropecuário mineiro levadas nesta semana, à Brasília, para o presidente da República em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, entre elas o crescimento desenfreado das importações predatórias do leite em pó.

Além do secretário Thales Fernandes, estiveram presentes ao encontro o vice-presidente de Finanças do Sistema Faemg Senar, Renato Laguardia, a presidente do Conseleite, Isabela Pérez; o presidente da Cooperativa Central dos Produtores Rurais (CCPR), Marcelo Candiotto Moreira de Carvalho; o assessor Institucional da Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), Geraldo Magela Silva; o secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, João Ricardo Albanez.

 

O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, e o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio Pitangui de Salvo  

 

Importação

Nos primeiros cinco meses deste ano, o Brasil importou uma quantidade de leite em pó que equivale à produção aproximada de 180 milhões de litros de leite por mês. O volume representa a produção de leite de 80 mil fazendas brasileiras, com crescimento acima de 200% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O grande volume de importação está provocando a queda do preço pago ao produtor brasileiro, que recebeu, em maio deste ano, o preço médio de R$ 2,72 reais por litro, registrando queda de 6% em relação ao mesmo período do ano passado.

A médio e curto prazos, o cenário pode desestimular os produtores a permanecerem na atividade. No caso de uma mudança de cenário para a alta nos preços internacionais do leite em pó, se a cadeia produtiva estiver desestruturada, torna-se mais difícil a retomada a produção.

A sugestão apresentada pelo secretário de Estado é uma redução nas importações da forma como elas vêm ocorrendo. A importação do produto chegou a 10% da produção nacional, quando, historicamente, o normal era um patamar na casa dos 2 ou 3%.