Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

Sistema Faemg realiza 9º Seminário Ambiental

SUSTENTABILIDADE
ESCRITO POR SIMON NASCIMENTO, DE BELO HORIZONTE
02/06/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG
Transmissão será realizada no canal do Sistema Faemg Senar, no Youtube 

Em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado na próxima segunda-feira (5/6), o Sistema Faemg Senar realiza a nona edição do Seminário Ambiental. O evento é realizado anualmente. Em 2023, as discussões vão abordar a regularização ambiental para garantir a segurança jurídica nas propriedades rurais.

O tema central será “Produtor Sustentável é Produtor Legal”. “Por meio desse seminário, buscamos conscientizar os participantes sobre a necessidade de adotar práticas sustentáveis na produção agropecuária, levando em consideração os aspectos legais e regulatórios”, ressalta a gerente de Sustentabilidade, Mariana Ramos.

A gestora frisa ainda que é fundamental que os produtores rurais estejam atentos para trabalhar em conformidade com a legislação ambiental. “Isso não apenas garante sua própria legalidade, mas também contribui para a preservação do meio ambiente e para a construção de um futuro sustentável”, acrescentou a gerente de Sustentabilidade.

Calendário

Durante o seminário também será apresentado o Calendário de Obrigações Ambientais do Agro, documento lançado pelo Sistema Faemg Senar em maio. O documento, disponível na íntegra para download neste link, traz obrigações e normas e regulamentos ambientais com prazos fixos ao longo do ano, e sem datas específicas.

A assessora de sustentabilidade do Sistema Faemg Senar Ana Paula Mello indica o calendário aos produtores como uma ferramenta de suporte para a sustentabilidade das atividades, mas, também, para a segurança jurídica necessária para o setor produtivo e o mercado. “A redução de riscos de autuações e embargos fortalece o setor e permite aos produtores aproveitarem oportunidades de mercados cada vez mais exigentes”, observou.

Como participar? 

O 9º Seminário Ambiental vai ser realizado em formato de live. A transmissão será no canal do Sistema Faemg Senar, no Youtube.