Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Dias
0 0 0
Horas
0 0
Minutos
0 0
Segundos
0 0
Compartilhe


Sistema Faemg e Cooxupé reafirmam parceria na FEMAGRI

FEIRA
ESCRITO POR DENISE BUENO, DE PASSOS; LUCIANA TRINDADE, DE VARGINHA
05/02/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Depois de dois anos em ambiente virtual, a FEMAGRI (Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas) da Cooxupé (Cooperativa Regional dos Cafeicultores em Guaxupé) volta em formato presencial. Com o tema “Solução e Segurança para o Cooperado”, a feira acontece de 8 a 10 de fevereiro, em Guaxupé. Durante a abertura, o Sistema Faemg Senar, parceiro da cooperativa na capacitação dos produtores e trabalhadores rurais, renovará seu convênio com a entidade para as ações de 2023.

A FEMAGRI foi criada em 1997 com o intuito de prestar serviços ao cafeicultor no fornecimento de máquinas e implementos agrícolas e hoje é referência nacional em feiras para a cafeicultura. Em 2023 chega a sua 22ª edição. O evento é reconhecido pela sua organização, estrutura e pela presença de autoridades do setor cafeeiro e das maiores empresas expondo seus produtos e serviços para uma grande multidão de visitantes. A expectativa dos organizadores é que o evento atraia mais de 30.000 pessoas.

Estrutura ampla fornece centenas de opções para os produtores buscarem negócios e conhecimento na feira

Convênio

Desde o primeiro convênio entre as entidades, efetivado em 2011, foram realizados 2.725 cursos e capacitadas mais de 30.000 pessoas. Mesmo durante a pandemia, os trabalhos seguiram respeitando as normas de segurança para os instrutores e produtores rurais, inclusive com seminários sobre prevenção contra a covid-19.

Os recursos deste ano serão aplicados nas regionais de Patos de Minas, Passos e Varginha, superando os valores investidos nos últimos anos. Participarão da assinatura do convênio, pelo Sistema Faemg Senar, o vice-presidente de Finanças, Renato Laguardia, o diretor técnico do Sistema Faemg Senar e superintendente do Senar Minas, Christiano Nascif; os gerentes das regionais de Varginha, Caio Oliveira, e de Passos, Rogger Miranda Coelho, diretores da Cooxupé e produtores rurais.

“O Sistema Faemg Senar desenvolve um importante trabalho para o desenvolvimento da agricultura, em especial do café, e da pecuária de Minas Gerais. Temos um fecundo convênio há mais de 11 anos por meio do Senar Minas, levando capacitação e novos conhecimentos tanto para os cooperados quanto para os colaboradores da Cooxupé. Somente em 2022, foram mais de 4 mil pessoas capacitadas”, disse o presidente da cooperativa, Carlos Augusto Rodrigues de Melo.

O presidente da Cooxupé ressalta o poder do conhecimento para transformar vidas e afirma que todos os cursos realizados vêm desempenhando com maestria esse objetivo. “São evidentes as melhorias e a evolução na rotina dos nossos cooperados. Assim como na produção de café, cujo reflexo também se estende a uma qualidade superior em cada safra. Investir em capacitação e ampliar os caminhos dos nossos cooperados estarão sempre entre os principais objetivos de nossa administração”, acrescentou.

Foco no desenvolvimento do produtor

O Sistema Faemg Senar participa a cada evento da FEMAGRI atento ao tema da Feira para estreitar cada vez mais a parceria.  “Trabalhamos com a Cooxupé há alguns anos e essa parceria é muito importante para contribuirmos com a capacitação do produtor rural e trabalhadores rurais, para termos uma cafeicultura mais sustentável, economicamente viável e de qualidade. Esta é a missão do Sistema Faemg Senar”, disse o gerente da regional de Passos, Rogger Coelho.

“A Femagri é uma das maiores feiras de negócios do setor agropecuário. Além de produtos e serviços, tecnologia, inovação e tendências do setor são demonstradas nas dinâmicas oferecidas. Durante o evento ofereceremos oportunidade de conexões e interação entre nossos parceiros e clientes, além de trabalhar promovendo a transferência de conhecimento e informações, fundamentais no modelo atual da cafeicultura”, comentou o gerente regional em Varginha, Caio Oliveira.

Produtos

No estande do Sistema Faemg Senar, ex-alunos de cursos do Senar realizados em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Guaxupé e de Monte Santo de Minas irão demonstrar e comercializar produtos. O Sindicato de Guaxupé levará para degustação produtos originários do café, como doces, licor, bolos e bebidas especiais com extração pelos métodos Aeropress, Hário V 60 e Prensa Francesa. O Sindicato de Monte Santo levará ex-alunos que trabalham com a produção de quitandas.