Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Simpósio das Matas de Minas começa em Manhuaçu

CAFEICULTURA
ESCRITO POR LÍLIAN MOURA, DE VIÇOSA
10/04/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Com o tema “Nosso café une o mundo”, o 25° Simpósio de Cafeicultura das Matas de Minas começou nesta quarta-feira (10/4) em Manhuaçu. Valorização dos produtores rurais, qualidade e potencial de produção foram destaques na abertura, que contou com a presença do presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, e do vice-presidente de Finanças, Renato Laguardia.

Antônio de Salvo destacou a importância do evento para o desenvolvimento e a melhoria da qualidade dos cafés das Matas de Minas. Ele ainda enfatizou o trabalho do Sistema Faemg Senar junto aos cafeicultores na região, especialmente com o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Café+Forte. “Atuamos para que cada vez mais produtores aproveitem as oportunidades de crescimento, se capacitem e transformem suas vidas”.

O presidente também lembrou a importância da união e engajamento dos produtores rurais para que o setor agropecuário de Minas e do Brasil seja cada vez mais valorizado. “O Sistema Faemg Senar é parceiro de toda hora e atua para fazer acontecer o que o produtor necessita. Os Sindicatos dos Produtores Rurais são as nossas bases, de onde os produtores precisam estar cada vez mais próximos para mostrarmos nossa força e construirmos um futuro melhor e com mais representatividade para o nosso setor”.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Manhuaçu, Antônio Teodoro Dutra, e o gerente do Sistema Faemg Senar em Viçosa, Marcos Reis, também acompanharam a abertura.

Forte contribuição para a economia

Na abertura, o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Fernandes, ressaltou a importância do café para a economia do estado e o destaque que os cafés especiais têm conquistado em concursos e no mercado nacional e internacional.

“O café é o primeiro produto da nossa pauta de exportação. Neste primeiro trimestre de 2024, a China importou de Minas Gerais 250% a mais de café do que no primeiro trimestre de 2023. O mercado chinês está começando a se interessar pelo café de Minas Gerais. Hoje vivemos o ciclo dos cafés especiais com valor agregado e diferenciado”.

Marcos Reis, gerente regional; Antônio de Salvo, presidente do Sistema Faemg Senar; Renato Laguardia,
vice-presidente de Finanças do Sistema; e Antônio Teodoro, presidente do SPR de Manhuaçu

Programação

O 25º Simpósio de Cafeicultura das Matas de Minas tem palestras, oficinas e feira de negócios e deve receber milhares de visitantes até esta quinta-feira (11/4). Para amanhã, o destaque do evento será o encontro de mulheres, que deve reunir cerca de 400 produtoras rurais da região. Haverá palestras da gerente da Mulher, do Jovem e de Inovação do Sistema Faemg Senar, Silvana Novais, e da gerente pedagógica Cristiane Trigueiro.