O Sistema Faemg Senar começou na noite de quarta-feira (21) sua série de lives semanais Jornada Técnica, com o objetivo de levar ao produtor e interessados assuntos que impactam no dia a dia do campo. Em sua primeira edição, o assunto foi o Calendário de Obrigações Ambientais 2024, importante ferramenta criada pelo Sistema para o produtor não ser pego de surpresa com obrigações junto aos órgãos ambientais.
O vice-presidente Secretário do Sistema Faemg Senar, Ebinho Bernardes, deu as boas-vindas aos participantes e ressaltou a importância do momento: “é dessa forma que conseguimos crescer e atender as demandas que vem da base, que são de suma importância para nós, produtores, e também para a sociedade. Tenho certeza de que esse canal que estamos abrindo vai fortalecer ainda mais a nossa atividade. Estamos trabalhando em conjunto com o governo para achar cada vez mais soluções para a produção de alimentos”.
A live foi apresentada pela assessora de sustentabilidade do Sistema Faemg Senar, Ana Paula Mello, e pelo gestor do Cadastro Ambiental Rural (CAR) no Instituto Estadual de Florestas (IEF), César Teixeira Donato, que lembrou a importância da regularização do CAR para que o produtor consiga financiamentos e outorgas.
Ana Paula explicou que “o calendário é um instrumento novo e que, com ele, o produtor tem o poder de gerir melhor a sua atividade e não correr riscos por questões de documentação, por exemplo, que poderiam ser prevenidas”.
O Calendário será enviado para presidentes de Sindicatos e também está disponível para download neste link. Ana Paula Mello ainda informou que o documento será constantemente atualizado. Assista à live completa no vídeo a seguir: