Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Senar leva tecnologia de drones para universidades

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
ESCRITO POR SHEILA MARQUES, DE PATOS DE MINAS
01/11/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR

Parceria estratégica gera conhecimento de ponta para produtores rurais e pesquisadores da região de Patos de Minas.

Em busca de aprimorar a pesquisa e a extensão universitária, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), campus Patos de Minas, encontrou no Sistema Faemg Senar um parceiro estratégico para capacitar seus alunos e professores no uso de drones. A iniciativa, que atende a uma demanda crescente do mercado, tem como objetivo impulsionar o agronegócio da região e preparar profissionais para os desafios do futuro.

A aquisição de um drone pela UFU revelou a necessidade de um treinamento especializado para operar o equipamento de forma eficiente. Diante disso, a instituição firmou uma parceria com o Sistema Faemg Senar, que, por meio do instrutor Luan Viana dos Santos, oferece cursos de Operação Básica de Aeronaves Não Tripuladas.

De acordo com Luan Viana, a região de Patos de Minas tem apresentado um aumento significativo na procura por treinamentos com drones, impulsionada pelo interesse dos produtores rurais em otimizar suas operações e aumentar a produtividade. "A demanda aqui é uma das maiores, impulsionada pelo interesse crescente dos produtores rurais em otimizar suas operações com o uso de tecnologias avançadas. Isso reflete a urgência de modernização do agronegócio e a busca por maior produtividade”, explica Luan.

Para Matheus Gomes, assessor da reitoria da UFU, o curso tem sido fundamental para a integração dessa nova tecnologia nos cursos de pós-graduação e projetos de pesquisa da universidade, que buscam atender às necessidades do campo, utilizando tecnologias como inteligência artificial e visão computacional. "O drone é uma ferramenta que gera dados valiosos para diversas áreas, como mapeamento de biomassa e detecção de doenças por exemplo", destaca.

Preparação para o futuro

Atualmente, o Sistema Faemg Senar oferece três tipos de treinamentos voltados para o uso de drones: Operação Básica, Mapeamento e Interpretação de Imagens Agronômicas, e Aplicação de Defensivos Agrícolas via Pulverização. Cada um desses cursos tem sido essencial para modernizar as práticas agrícolas e preparar os produtores para o futuro do agronegócio.

A utilização de drones na agricultura tem gerado impactos significativos, principalmente na economia da área que abrange a regional de Patos de Minas. "Desde o mapeamento de áreas até a pulverização, o uso de drones melhora a precisão das atividades no campo e ajuda a suprir a falta de mão de obra, contribuindo diretamente para o aumento da produtividade," explica o instrutor Luan Viana.