Mais de 600 atendimentos de saúde foram realizados aos produtores rurais, de forma gratuita, durante a passagem do Programa Saúde Itinerante no Norte de Minas, mais especificamente nas cidades de Brasília de Minas e Luislândia.
Por meio da parceria entre o Sistema Faemg Senar e o Hospital de Amor, de Barretos/SP, foram realizados exames de mamografia, Papanicolau (preventivo), rastreio do câncer de próstata e rastreio para o câncer de pele, sendo este último o que teve a maior procura.
Produtor rural do Distrito de São Matias, em Luislândia, Domingos Antônio Nascimento fez pela primeira vez exame para avaliar a saúde da pele. Aos 82 anos, e com uma vida dedicada ao trabalho rural, ele ficou satisfeito em saber que está tudo em dia, e validou positivamente o Saúde Itinerante. “Sem a saúde não somos nada. Por isso é tão importante cuidar do trabalhador rural, que planta o alimento que chega na cidade”, afirma.
As ações, realizadas entre os dias 11 e 14 de novembro e que contaram também com mobilização do Sindicato dos Produtores Rurais de Brasília de Minas e apoio das prefeituras municipais, ajudaram a regularizar o cuidado com a saúde da população.
“Eu estava precisando marcar a mamografia, mas não vinha encontrando vaga no serviço público. Ficamos mais isolados nos distritos rurais, e essas parcerias ajudam a completar este atendimento do município”, avalia a produtora Marlene Rosa da Silva, que fez exames de mamografia e preventivo.
Interiorização
Na primeira etapa do Saúde Itinerante, realizada no primeiro semestre deste ano, foram mais de 1.900 atendimentos gratuitos, passando por seis cidades, impactando diretamente cerca de 100 comunidades rurais. Nessa segunda etapa, foram incluídas oito novas cidades. Após Brasília de Minas e Luislândia, o Programa Saúde Itinerante passará por Ubá e Piraúba, na Zona da Mata, onde será encerrado neste ano.
Para o presidente do Sindicato de Brasília de Minas, a interiorização das ações, para além dos cursos de qualificação profissional já ofertados pelo Sistema Faemg Senar, são essenciais. “Este tipo de apoio atinge diretamente onde o produtor rural mais precisa, que é a atenção primária, desabastecendo a demanda dos postos de saúde. As ações de interiorização trazem benefícios diversos”, destaca Klaus Pacheco Viera.
Casal de produtores, Hélio Cardoso Moura e Maria Ferreira da Silva Moura aproveitaram para colocar os exames em dia. Eles acordaram cedo, pegaram cerca de 20 km de estrada e voltaram para a casa mais tranquilos. “Eu tenho que fazer acompanhamento regular com a mamografia, por conta de um nódulo no peito, e já estava passando da hora. O Saúde Itinerante chegou no momento certo. Eu vim e também incentivei meu esposo. Ele fez exame de pele, porque não tinha passado por essa consulta antes. Esse check-up é importante para voltarmos pra casa mais tranquilos”, afirma Maria Ferreira.
O gerente regional do Sistema Faemg Senar, Dirceu Martins, lembra que através do Saúde Itinerante é possível antecipar possíveis problemas que possam prejudicar o bem-estar do homem e da mulher do campo. “Estamos levando a ação para onde o produtor rural está, porque nem sempre essa população tem acesso a esse tipo de exames. Isso facilita muito com que a prevenção chegue às pessoas do campo. É o Sistema Faemg Senar atuando também na melhoria da qualidade de vida das pessoas”, finaliza Dirceu Martins.