O Encontro Nacional de Coordenadores do ATeG, promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) nos dias 2 e 3 de abril, será também um evento para celebrar o sucesso dos produtores rurais mineiros. Uma variedade de produtos agroindustriais, cuidadosamente selecionados pelo Sistema Faemg Senar, irá representar a riqueza e a qualidade da produção de Minas Gerais.
"Este encontro nacional é uma oportunidade única para mostrarmos o potencial dos nossos produtores", afirma Wender Guedes Borges, gerente de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema Faemg Senar. “Levaremos para Brasília o resultado de um trabalho árduo, que transforma produtos, antes com pouco valor comercial, em verdadeiros tesouros da nossa terra, com muito valor agregado,” disse.
A seleção dos produtos que serão levado à Brasília é mostra a diversidade da agropecuária mineira: méis e seus derivados, queijos de diferentes tipos, cafés especiais, doces caseiros, balas artesanais e cachaças premiadas. Cada item carrega consigo a história de produtores que, com o apoio do ATeG, superaram desafios e conquistaram novos mercados. "A equipe do ATeG foi fundamental nesse processo", destaca Guedes. “Técnicos de campo, supervisores e consultores trabalharam em conjunto para aprimorar a qualidade dos produtos, criar marcas e obter os registros necessários para a comercialização,” afirmou.
Compra Estratégica: sucesso em Minas Gerais
Além da exposição de produtos, o encontro será palco para a apresentação do projeto Agente de Negócios, um piloto da CNA que foi desenvolvido em Minas Gerais. A iniciativa, que surgiu da necessidade de otimizar a compra de insumos pelos produtores, se consolidou como uma ferramenta de compras coletivas, reduzindo custos e fortalecendo a união entre os agricultores. "A união faz a força", explica Guedes. "Por meio da compra coletiva, os produtores conseguem negociar melhores preços e garantir o acesso a insumos de qualidade, como ração, medicamentos e defensivos."
Hoje, o Sistema Faemg Senar desenvolve o programa Compra Estratégica, por meio do Instituto Antônio Ernesto de Salvo ( INAES), que tem gerado resultados expressivos, impactando positivamente a cadeia de produção de leite, uma das principais atividades do ATeG em Minas Gerais.
"O sucesso do nosso programa demonstra o potencial da união e da organização dos produtores", afirma Guedes. "Estamos confiantes de que essa iniciativa irá inspirar outras regiões do país a adotarem modelos semelhantes."
Conheça as marcas que serão apresentadas em Brasília:
Café Baependi
Caparaíso Coffee COFFEE
Sitio Panelão Cafés Especiais
DonAnna Café
Capril
Café Varietal
Café Pé de Serra
Café Casa Baldoni
Café Barão de Ipanema
Minas Golden Café
Café Vô Jaime
Café Lagoa Seca
Café Visboa
Café Mussolin
Café Calixto
Sítio Maranhão
Sítio Três Irmãos
Apiário Gotas Douradas
Balas Rosa Mel
Café Inspiração
Café Fazenda da Pedra
São Bento Café Superior
Café da Rô
Café da Gionnava
Café Vovó Alice
Café Sopé da Serra
Apiário JH
Café Gerações
Terracini Coffee
Café Dubernades
Café da Dalila
Café Bebida Fina
Cor ART café
Café Sempre vivas
Café Amorim
Café Vidas fortes
Saga Coffee
Café Inatios
Café GL -
Café Venda do Alto
Café Doce Fruto
Café Saborosa
CAfé Don Attílio
Café Baependi
Café Lua Bonita
Café Aiuruoca
Café Claravi
Café Morro do Pai
Cachaça Tia Maria
Imperial Mel
Apiário Pará de Minas
Minas Mel
Barrosos' Mel
Imperial Mel
Apiário Real
Mel Vista Bela
Apiário Real
Mel Vista Bela
Diversos Produtores
SJF Cafés
Café Divisópolis
Art da Roça
Café Vô Cunha
Fazenda Beijú
Apiário Serra da Canastra
Minas Bee Apiário
Da Serra Apiários
Apiário Cajangá da Canastra
Apiário Campo Alegre
Vale do Rio Grande
Portal do Lago
Padre Doutor
Café Nascentes das Marias
Dona Maria
Café _lago_brasil
Ouro Grão
Joia da Montanha
Café Mathias