Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Dias
0 0 0
Horas
0 0
Minutos
0 0
Segundos
0 0
Compartilhe


Rota do Queijo Minas Artesanal visita regiões produtoras

CT DO QUEIJO MINAS ARTESANAL
ESCRITO POR ASCOM, DE BELO HORIZONTE
20/02/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, FAEMG

Viagens foram iniciadas na segunda-feira, em Monte Carmelo

14 cidades serão visitadas

A Comissão Técnica do Queijo Minas Artesanal do Sistema Faemg Senar iniciou, nesta segunda-feira (19/2), uma série de viagens a municípios que integram as 14 regiões produtoras de queijo no Estado. A 'Rota do Queijo Minas Artesanal' teve o seu primeiro encontro, em Monte Carmelo. 

Nesta terça-feira (20/2), Patos de Minas recebe o encontro. A rota é realizada pelo presidente da Comissão, Frank Barroso, acompanhado da analista técnica de Assistência Técnica e Gerencial do Sistema Faemg Senar, Paula Lobato. "O objetivo é apresentar as ações em prol do desenvolvimento e representatividade dos produtores rurais mineiros. Na oportunidade vamos levantar as demandas e anseios dos produtores, bem como adequação das leis a realidade das propriedades, mantendo a qualidade e segurança alimentar", destacou Frank. 

Primeiro encontro da rota do QMA, em Monte Carmelo 

O gerente de Relações Institucionais e Governamentais, Altino Rodrigues Neto, destacou o trabalho feito ao longo do tempo para melhorar as condições da produção de queijo a partir das contribuições em projetos de lei e normativas que impactam a atividade. Segundo ele, a criação da Comissão Técnica do QMA, em 2016, contribuiu para a evolução da evolução da lei do Queijo Minas Artesanal. 

“Outro ponto marcante foi a viagem à França, promovida pela Faemg, em 2017, de produtores e pesquisadores para conhecer a produção de queijos. Vários queijos foram levados para participar de um concurso em Tours, onde vários prêmios foram ganhos, inclusive uma medalha de  Super ouro. Esses prêmios fizeram com que a imprensa, a sociedade e os políticos se interessassem pelo assunto”, destacou Altino. 

Rota 

As cidades visitadas serão: 

1 – Monte Carmelo – 19/2
2 – Patos de Minas – 20/2
3 – Carmo do Paranaíba – 21/2
4 – Araxá – 22/2
5 – São Roque de Minas – 23/2
6 – São João Del Rei – 26/2
7 – Lima Duarte – 27/2
8 – Itamonte – 28/2
9 – Alagoa – 29/2
10 – São Sebastião do Maranhão – 1/3
11 – Medina – 7/3 
12 – Porteirinha – 5/3
13 – Diamantina - 7/3
14 – Serro – 8/3