Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Regulamento Técnico do Queijo Cabacinha

CONQUISTA
ESCRITO POR MARIANA GRAPIUNA, DE ARAÇUAÍ
15/05/2025 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, FAEMG

Momento histórico para a região do Vale do Jequitinhonha

Lançamento oficial do Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade do Queijo Cabacinha

O Parque de Exposições Getúlio Vargas, em Pedra Azul, foi palco de um marco histórico para o Vale do Jequitinhonha: o lançamento oficial do Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade do Queijo Cabacinha. A solenidade ocorreu nesta quinta-feira (15/5), com a presença do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, autoridades, presidentes de Sindicatos Rurais e produtores locais. Também participaram o vice-presidente do Sistema Faemg Senar e presidente da Comissão Técnica do Queijo Minas Artesanal da Faemg, Frank Barroso, e o assessor especial da diretoria, Antônio Álvares (Toninho de Pompéu).

Solenidade reuniu autoridades em Pedra Azul, no Vale do Jequitinhonha

O Queijo Cabacinha, que em 2023 teve o modo de fazer reconhecido pelo Governo de Minas Gerais como patrimônio cultural e imaterial do Estado, é produzido no Vale do Jequitinhonha, em uma região que abrange nove municípios: Cachoeira do Pajeú, Comercinho, Divisópolis, Itaobim, Jequitinhonha, Joaíma, Medina, Pedra Azul e Ponto dos Volantes. Agora, a região terá um regulamento técnico que beneficiará 160 produtores, responsáveis por uma produção anual em torno de 214 toneladas, com presença significativa da agricultura familiar, que responde por mais de 90% das queijarias.

"Em 2024, o Sistema Faemg Senar promoveu uma visita às regiões produtoras do estado e realizou uma reunião em Medina, no Vale do Jequitinhonha. Na ocasião, surgiu a demanda para que o Sistema elaborasse o regulamento técnico do Queijo Cabacinha e o encaminhasse ao Governo de Minas. Nós atendemos a esse pedido. O governador Romeu Zema e o vice-governador Mateus deram prioridade à tramitação do regulamento, que foi protocolado em novembro de 2024. Hoje estamos aqui oficializando esse regulamento”, explicou Frank.

Assessor especial da diretoria, Toninho de Pompéu, presidente do SPR de Pedra Azul, Érico Nunes, e o presidente da CT do Queijo Minas Artesanal da Faemg, Frank Barroso

Desenvolvimento

A regulamentação beneficiará os produtores ao permitir a venda formal da produção, impulsionando o desenvolvimento local e o acesso a novos mercados. Este passo foi possível graças a uma pesquisa realizada por meio de uma parceria entre instituições como Epamig, Emater-MG, UFMG, UFSJ e IFNMG, e apoio financeiro de emenda parlamentar. A colaboração resultou na portaria do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) que estabelece as normas para a produção do queijo.

Para o assessor da diretoria, Toninho de Pompéu, é um grande prazer para o Sistema Faemg Senar participar do evento que representa uma grande vitória para os produtores rurais. “é uma demonstração do nosso compromisso em apoiar e atender as necessidades dos produtores mineiros", disse.

Liderança

Minas Gerais é responsável por 40% da produção nacional de queijos, com cerca de 34 mil toneladas de queijo artesanal por ano e 14 mil toneladas de queijos não artesanais da agroindústria familiar. Mais de 900 produtores rurais mineiros são atendidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) da Agroindústria de Derivados Lácteos, oferecido pelo Sistema Faemg Senar.