Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Dias
0 0 0
Horas
0 0
Minutos
0 0
Segundos
0 0
Compartilhe


Queima controlada proibida por 120 dias

PREVENIR É MELHOR QUE COMBATER
ESCRITO POR ASCOM
21/07/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, FAEMG

Queima controlada proibida por 120 dias em todo o país.

Medida publicada por meio do Decreto Federal 11100/22 visa frear a ocorrência de incêndios florestais, comuns no período de estiagem.

Atenção, produtor rural!

De acordo com a Legislação Estadual o procedimento precisa ser autorizado, porém o Instituto Estadual das Florestas (IEF) poderá suspender a realização da queima controlada, quando no momento da sua execução houver ocorrência de ventos fortes, acima de 30 km/h, ou umidade relativa do ar abaixo de 30%, com ausência de chuvas por período igual ou superior a dez dias.

 

Queima controlada

Queima controlada é o uso do fogo de forma planejada com fins agrossilpastoris ou fitossanitários em propriedades rurais. Sua prática é regulamentada pela Resolução Conjunta SEMAD/IEF nº 2.988, de 24 de julho de 2020. Podem utilizar o serviço pessoas físicas ou jurídicas que justifiquem, por peculiaridades locais ou regionais, o emprego do fogo em prática agrossilvipastoril ou fitossanitário, nas áreas ou propriedades rurais, consoante o disposto no art. 43 da Lei Estadual n.º 20.922/2013, sob a forma de queima controlada, a ser autorizada pelo Instituto Estadual de Florestas – IEF ou pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Semad.

Sua prática é regulamentada no Estado de Minas Gerais pela Resolução Conjunta SEMAD/IEF nº 2.988, de 24 de julho de 2020.

 

Veja aqui os procedimentos sugeridos pelo IEF para a queima controlada

Quer saber mais sobre como prevenir incêndios?

Acompanhe a campanha do Sistema FAEMG “Prevenir é melhor que combater”. Faça o download dos materiais:

http://www.sistemafaemg.org.br/noticias/campanha-de-combate-aos-incendios-florestais-2022