Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Qualificação de tratoristas é sucesso em Ervália

FORMAÇÃO PROFISSIONAL
ESCRITO POR LÍLIAN MOURA, DE VIÇOSA
13/05/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR

“Aprendi sozinho a mexer no trator, mas agora sei que fazia muitos procedimentos errados”, contou o trabalhador Gilberto Martins Batista, que participou do curso de Manutenção de Trator Agrícola de Pneus (TAP) – Operação com um implemento, oferecido pelo Sistema FAEMG em Ervália.

“Aprendi muito, principalmente sobre como garantir a segurança no trabalho”, concluiu.

As técnicas para salvaguardar a si e aos colegas também foram destacadas pelo aluno Elias Cicero Lucas. “Um belo aprendizado. Agora cabe a cada um de nós colocar em prática os ensinamentos no dia a dia. O conhecimento faz bem para nós e para o cuidado com as máquinas!

Gilberto e Elias trabalham no Sítio Primavera, onde aconteceu o curso. O produtor rural Henrique Frederico Santos, proprietário do local, ressaltou que a capacitação traz benefícios para todos pois permite a melhoria na qualidade e no rendimento dos serviços, sem deixar de lado a atenção ao cuidado com bem-estar dos parceiros. “Fico feliz em ver a satisfação da equipe ao participar do evento”, comentou.

O instrutor do curso, João Paulo Ferreira, destacou que o treinamento veio atender à crescente demanda por qualificação da mão de obra no meio rural. “Encontrar um tratorista bem capacitado e certificado tem se tornado uma das dificuldades para atender o mercado de trabalho”, comentou.

Ele ainda lembrou que o treinamento auxilia os proprietários rurais e empregadores a cumprirem a exigência do Ministério do Trabalho. “Para se manter no mercado, o operador deve buscar, constantemente, o aperfeiçoamento de sua atividade, já que o tempo todo surgem novas máquinas, tecnologias e exigências legais”.

Com a formação os participantes aprendem as principais causas de acidentes, os procedimentos em emergências e noções de primeiros socorros, além de manobras básicas com o trator, a adequação, regulagem e manutenção dos implementos, e toda operação do maquinário com segurança, eficiência e com respeito ao meio ambiente.