Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Programa de residência é lançado

SEMANA DO FAZENDEIRO
ESCRITO POR NATHALIE GUIMARÃES E LÍLIAN MOURA, DE VIÇOSA
16/09/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) e o Sistema Faemg Senar lançaram o edital do Programa de Residência Profissional Agrícola, que visa à qualificação técnica de estudantes e recém-egressos dos cursos de ciências agrárias, administração, pedagogia e áreas afins. O anúncio foi feito durante a abertura oficial da Semana do Fazendeiro da UFV nesta segunda-feira (16/9).

Sistema Faemg Senar e UFV fecham parceria para programa de qualificação profissional

O pró-reitor de Extensão e Cultura, José Ambrósio Ferreira Neto, afirmou que a previsão de investimentos é de cerca de R$ 300 mil. “Esse investimento será voltado à concessão de bolsas de estágio para os estudantes de último ano e recém-formados para eles possam terminar a sua formação profissional com o suporte da UFV e com o auxílio da estrutura do Sistema”.

“Estamos vivendo o processo de curricularização da extensão. Acredito que esta parceria com o Sistema vai nos ajudar nesta empreitada. A extensão rural é a base para que possamos mudar a realidade da nossa região, assim como a inovação tecnológica”, enfatizou o reitor da UFV, Demetrius David da Silva.

O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, destacou que é preciso levar cada vez mais saberes para o produtor rural. “A tecnologia que temos dentro dos centros de ensino e pesquisa precisa ser estendida para o povo que tanto precisa. Vamos diminuir essas distâncias acreditando e investindo na ciência e no trabalho“, destacou.

O documento também foi assinado pelo superintendente do Senar Minas, Celso Furtado Júnior. Na abertura também estiveram presentes o vice-presidente secretário, Ebinho Bernardes, o vice-presidente de Finanças, Renato Laguardia, o assessor da diretoria, Antônio Álvares (Toninho de Pompéu) e gestores do Sistema. Representando os sindicatos dos produtores rurais de Viçosa, Miradouro, Alvinópolis e Manhuaçu, os presidentes Carlos Eduardo Andrade, João Cruz, Wellington Magno (Nem) e Antônio Teodoro Dutra.

Também acompanharam a abertura Ebinho Bernardes, Toninho de Pompéu, Renato Laguardia,
presidentes de SPRs e gerentes regionais

 

Palestra magna

O ex-presidente do Sistema Faemg Senar, Roberto Simões, ministrou a palestra magna “95 anos de extensão universitária: integração sociedade, ciência e cultura”.

Ele reforçou a importância de a universidade possibilitar, a quem atua no campo, o acesso ao conhecimento que circula dentro da instituição, contribuindo para o desenvolvimento do agro nacionalmente.

Programação

A Semana do Fazendeiro segue em Viçosa até esta sexta-feira (20). O Sistema Faemg Senar participa com oferta de cursos e estande institucional. Paralelamente ao evento, o Sistema também promove, nesta semana, a reunião da Comissão Técnica do Café, o encontro de técnicos e supervisores do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e o encontro de presidentes e agentes de desenvolvimento rural.

Regularização sanitária para agroindústrias

Além dessa programação, o Sistema oferecerá auxílio a proprietários de agroindústrias que desejam regularizar seus negócios. Nos dias 18 e 19 de setembro, especialistas técnicos irão palestrar sobre Regularização Sanitária, Ambiental e Econômica. Serão apresentados aos produtores o Programa Registro Sanitário Sistema Faemg Senar e o Programa Agroindústria em Dia: O caminho para a regularização.

A iniciativa também levará consultorias individuais aos produtores rurais. No atendimento, com duração de 30 minutos, os especialistas darão orientações e apoio técnico para as demandas apresentadas. As palestras e consultorias acontecerão no Centro de Ensino e Extensão (CEE), sala 8.