Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Produção de Bioinsumos traz oportunidades para o campo

CURSO NOVO
ESCRITO POR GISELE NISHIYAMA, DE LAVRAS
18/07/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR

Onze pessoas fizeram o novo curso de Produção de Bioinsumos na Fazenda Cachoeira, em Santo Antônio do Amparo, no início deste mês. Promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais da cidade em parceria com o Sistema FAEMG, o treinamento é uma oportunidade de diminuir riscos à saúde humana e animal, preservar o meio ambiente e reduzir custos, já que os conhecimentos técnicos permitem substituir defensivos químicos por fertilizantes ou defensivos biológicos feitos de microrganismos, materiais vegetais, orgânicos e naturais.

O instrutor do treinamento, Nilmar Arbex de Castro, afirma que o curso é importante para que o produtor rural adquira informações sobre a tecnologia de bioinsumos produzidos na fazenda. Segundo ele, o objetivo foi mostrar “como prepará-los para obter um insumo de qualidade, tanto para o uso na fertilização dos solos, no manejo de pragas e doenças, como para a indução de resistência das plantas e estímulo à produção. Tudo com uma considerável redução dos custos de produção, pois são preparados com resíduos obtidos na propriedade”.

À direita, o analista de Formação Profissional Rural Alexandre Martins e Heloízio Carvalho, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Santo Antônio do Amparo (próximo à escada, de barba) e o instrutor Nilmar Arbex com os alunos do curso de Bioinsumos

“O curso deixou claro para os produtores rurais que é importante usarem o meio ambiente a seu favor, de forma sustentável, através de microrganismos. Assim, eles conseguem garantir a qualidade atrelada à produtividade e redução de custos”, acrescentou Heloízio Domingos Carvalho, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Santo Antônio do Amparo.

Autonomia

O analista de Formação Profissional Rural do Sistema FAEMG, Alexandre de Matos Martins, diz que o curso é mais uma ferramenta de conhecimento para que o produtor rural busque práticas alternativas sustentáveis para aplicar em sua propriedade. “Trabalhamos enfaticamente o controle biológico, os biofertilizantes, os fertilizantes, adjuvantes, inoculantes, dentre outros. Neste curso, os participantes aprendem conceitos atualizados junto ao tema, identificação e diferença dos principais bioinsumos, a biologia do solo e suas interações, entomologia e fotopatologia em sistemas sustentáveis, preparo na fazenda, aplicação e normatização dos bioinsumos, com implementação de biofábricas”, descreveu.

De acordo com Alexandre, o curso piloto foi acompanhado pela gerência para monitoramento e controle dos temas. Os bioinsumos correspondem a um modelo inovador, sustentável e extremamente procurado em todo o Estado de Minas Gerais, acentuado à disparada dos preços dos fertilizantes e defensivos agrícolas. Segundo ele, “esperamos que, ao concluírem o curso, os participantes apliquem os conhecimentos para utilizar a biodiversidade local, reduzindo a dependência de insumos convencionais com práticas que equilibrem o meio ambiente de forma conservacionista”.

Aulas teóricas e práticas do curso de Bioinsumos

Para o gerente regional do Sistema FAEMG em Lavras, Rodrigo Ferreira, a utilização de bioinsumos na agropecuária tem se destacado no mercado de adubos como item de nutrição de plantas em controle de pragas e doenças. “Representam significativamente o alimento que é gerado no campo. A sua utilização é de fácil aquisição, o que torna possível ser aplicada por qualquer propriedade, desde que o produtor seja capacitado para poder desempenhar um bom trabalho e gerar um produto de qualidade que atenda aos requisitos da planta. Desta forma, ele contribui cada vez mais para uma atividade sustentável”.

A realização do curso contou com o apoio da Fazenda Cachoeira (Rogério Daros e Miriam Aguiar Paiva), Fazenda Guariroba (Homero Paiva), Fazenda Samambaia (Henrique Cambraia), Fazenda São Paulo (José Carlos Cepera) e Neumann Kaffee Gruppe (NKG).