Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Produtor Responsável em Olericultura: entregue primeira certificação

PROGRAMA PRODUTOR RESPONSÁVEL
ESCRITO POR CRISTIANE MENDONÇA, ASCOM
09/05/2025 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG
Rodolfo Molinari (ao centro) recebe a a primeira certificação do programa “Produtor Responsável em Olericultura" das mãos do gerente do Inaes, Bruno Rocha, e do analista Alexandre Martins

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de São Gotardo, Rodolfo Molinari, recebeu nessa quinta-feira (08), a primeira certificação do programa “Produtor Responsável em Olericultura”, durante o 3º Encontro Nacional IBRAHORT.

Molinari foi o primeiro da região a participar da iniciativa que presta consultoria e apoio técnico sobre como aplicar a Norma Regulamentadora (NR-31) de segurança e saúde no trabalho e promover a melhoria contínua da gestão nas propriedades rurais.

“Fico muito feliz por ser o primeiro produtor em olericultura a receber o certificado de Produtor Responsável, um projeto do Sistema que orienta os produtores rurais em relação às fiscalizações trabalhistas, com uma consultoria sobre todas as normativas da NR-31 que precisamos conhecer e aplicar em nossas propriedades”, disse.

A entrega da certificação, segundo o gerente executivo do Inaes, Bruno Rocha, é um convite para que mais pessoas participem do programa. “É o primeiro produtor de olericultura a ser premiado. Um passo importante para a cadeia e para os produtores rurais!”, afirmou.

Entrega do certificado é o primeiro passo para que mais produtores rurais participem do programa na região

Segundo o analista técnico do Sistema Faemg Senar Alexandre Martins é importante que os produtores conheçam os pilares do programa e seus impactos positivos no campo.

“Um programa como este é fundamental dentro da propriedade rural, porque permite avaliar todas as fragilidades existentes. O produtor passa a ter um verdadeiro raio X da propriedade. A partir disso, geramos um relatório de não conformidades e, com base nele, propomos as ações corretivas e necessárias para que a propriedade alcance uma pontuação mais alta e, assim, receba o selo do programa”, explicou o analista.

Programa foi criado pelo Sistema Faemg Senar em parceria com o Inaes

Produtor Responsável
Criado pelo Sistema Faemg Senar, em parceria com o Instituto Antônio Ernesto de Salvo (Inaes), o programa surgiu para atender à cadeia da cana-de-açúcar e, atualmente, está presente na olericultura, fruticultura, cafeicultura e produção leiteira, promovendo o desenvolvimento sustentável, a conformidade com a Norma Regulamentadora (NR-31) de segurança e saúde no trabalho e a melhoria contínua da gestão nas propriedades rurais.

Sistema Faemg Senar e SPR de São Gotardo: cerimônia foi promovida durante o  3º Encontro Nacional IBRAHORT

O programa Produtor Responsável do Sistema Faemg Senar trabalha com um checklist que engloba 17 grupos avaliativos, divididos em 245 itens que serão aplicados na propriedade.

A entrega da certificação aos produtores rurais é um reconhecimento de que as boas práticas de desenvolvimento sustentável foram adotadas.