O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de São Gotardo, Rodolfo Molinari, recebeu nessa quinta-feira (08), a primeira certificação do programa “Produtor Responsável em Olericultura”, durante o 3º Encontro Nacional IBRAHORT.
Molinari foi o primeiro da região a participar da iniciativa que presta consultoria e apoio técnico sobre como aplicar a Norma Regulamentadora (NR-31) de segurança e saúde no trabalho e promover a melhoria contínua da gestão nas propriedades rurais.
“Fico muito feliz por ser o primeiro produtor em olericultura a receber o certificado de Produtor Responsável, um projeto do Sistema que orienta os produtores rurais em relação às fiscalizações trabalhistas, com uma consultoria sobre todas as normativas da NR-31 que precisamos conhecer e aplicar em nossas propriedades”, disse.
A entrega da certificação, segundo o gerente executivo do Inaes, Bruno Rocha, é um convite para que mais pessoas participem do programa. “É o primeiro produtor de olericultura a ser premiado. Um passo importante para a cadeia e para os produtores rurais!”, afirmou.
Segundo o analista técnico do Sistema Faemg Senar Alexandre Martins é importante que os produtores conheçam os pilares do programa e seus impactos positivos no campo.
“Um programa como este é fundamental dentro da propriedade rural, porque permite avaliar todas as fragilidades existentes. O produtor passa a ter um verdadeiro raio X da propriedade. A partir disso, geramos um relatório de não conformidades e, com base nele, propomos as ações corretivas e necessárias para que a propriedade alcance uma pontuação mais alta e, assim, receba o selo do programa”, explicou o analista.
Produtor Responsável
Criado pelo Sistema Faemg Senar, em parceria com o Instituto Antônio Ernesto de Salvo (Inaes), o programa surgiu para atender à cadeia da cana-de-açúcar e, atualmente, está presente na olericultura, fruticultura, cafeicultura e produção leiteira, promovendo o desenvolvimento sustentável, a conformidade com a Norma Regulamentadora (NR-31) de segurança e saúde no trabalho e a melhoria contínua da gestão nas propriedades rurais.
O programa Produtor Responsável do Sistema Faemg Senar trabalha com um checklist que engloba 17 grupos avaliativos, divididos em 245 itens que serão aplicados na propriedade.
A entrega da certificação aos produtores rurais é um reconhecimento de que as boas práticas de desenvolvimento sustentável foram adotadas.