Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Presidente do Sistema Faemg Senar é homenageado na Megaleite

MEGALEITE
ESCRITO POR NATHALIE GUIMARÃES, DE BELO HORIZONTE
07/06/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

Comenda “Mérito Girolando” é concedida a personalidades que contribuem para o avanço da pecuária leiteira nacional

Governador Romeu Zema participou da abertura da Megaleite

O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio Pitangui de Salvo, foi homenageado com o Mérito Girolando na abertura da Megaleite na manhã desta quarta-feira (7/6), comenda concedida a personalidades que vêm contribuindo para o avanço da pecuária leiteira nacional. Durante a solenidade, o presidente ressaltou o orgulho de Minas Gerais por receber a maior exposição de pecuária leiteira da América Latina.

“Hoje é um dia de festa para o produtor rural brasileiro que, com sua capacidade, soube dosar e temperar uma raça tão específica criada aqui, a partir de raças trazidas de fora, e se tornar um dos maiores produtores de leite do país. Isso é o que a Girolando faz hoje, juntamente com raças adjacentes, que também participam dessa excelente produção. Vamos continuar juntos, levando esse melhoramento genético para o nosso pequeno produtor, que tanto precisa”, disse.

Comenda foi entregue por representantes da Girolando

Antônio de Salvo destacou, ainda, a atuação do Senar para o desenvolvimento da atividade leiteira no estado. “São mais de 8 mil fazendas atendidas em Minas Gerais. E vamos continuar trabalhando, não somente por meio da nossa Comissão Técnica de Pecuária de Leite, mas também com o Conseleite, e junto com cooperativas, associações, entidades parceiras e Governo de Minas, continuar defendendo os nossos produtores rurais”.

A 18ª Megaleite vai até 10 de junho no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte. O Sistema Faemg Senar participa da programação com reuniões de comissões técnicas da cadeia produtiva, encontro regional do Conseleite-MG, encontro técnico do ATeG de bovinocultura de leite e agroindústria e premiação do ATeG de bovinocultura de leite.

Com entrada gratuita, os visitantes poderão acompanhar as inovações da pecuária leiteira apresentadas por cerca de 100 empresas expositoras, além de conferir mostras e competições com a participação de cerca de 1200 animais das principais raças do Brasil. A programação completa do evento está disponível no site da Megaleite

Abertura simbólica Festival do Queijo

Abertura simbólica do Festival do Queijo Minas Artesanal

Antes da abertura da Megaleite, o presidente do Sistema Faemg Senar e o diretor superintendente do Sebrae Minas, Afonso Rocha, receberam o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, para a abertura simbólica do Festival do Queijo Artesanal de Minas. Ele conversou com produtores de queijo, ouviu demandas do setor e experimentou a iguaria.

"Nós temos plena ciência da importância do agro para a economia e o desenvolvimento do estado, com geração de emprego e renda. É um setor que tem crescido acima dos demais e vai continuar crescendo no que depender de nós", destacou o governador. Também participaram o vice-presidente de Secretaria, Ebinho Bernardes, o assessor da diretoria, Antônio Álvares (Toninho de Pompéu) e os presidentes das Comissões Técnicas do Queijo Minas Artesanal e do Leite, Frank Barroso e Jônadan Ma.

Ebinho Bernardes ressaltou a importância do evento para o agro mineiro

"Realizar os dois eventos juntos é somar forças. Estamos com as associações e nossos produtores rurais para ajudar a construir, cada vez mais, um ambiente favorável aos nossos produtores , que lutam tanto para manter esse produto tão nobre e de qualidade para toda a população mineira e brasileira. Todos nós da diretoria do Sistema Faemg Senar estamos aqui conversando e ouvindo as demandas dos produtores para atuarmos na melhoria dos desafios", ressaltou Ebinho Bernardes.

A programação do evento começa, oficialmente, nesta quinta-feira (8/6). Haverá degustação de queijos das 12 regiões produtoras de Minas, experiências gastronômicas, seminário técnico e avaliação técnica de queijos de produtores atendidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). Saiba mais no site oficial.

A realização é do Sistema Faemg Senar e Sebrae Minas.