Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Polo de ensino em Divinópolis

EAD
ESCRITO POR DENISE BUENO, DE PASSOS
08/03/2021 . SINDICATOS, SENAR

O Sindicato dos Produtores Rurais de Divinópolis recebeu a visita do gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, Rogger Miranda Coelho, e da gerente de Educação Formal do SENAR MINAS, Tércia Almeida, para avaliação da estrutura física para a implantação de um polo de ensino para cursos técnicos e tecnológicos do SENAR. Participaram da reunião o presidente do Sindicato, Irajá Nogueira, a mobilizadora Elena Martins e o gerente do Sindicato, Ivan Borges. 

“Sempre lançamos cursos técnicos e tecnólogos em consonância com que o SENAR Nacional disponibiliza. O Sistema tem avançado na habilitação de polos de ensino nas regionais devido à grande demanda por formação técnica especializada de acordo com o potencial de cada região. Em Divinópolis, a estrutura física e organizacional é muito boa e o Sindicato está bem localizado para a habilitação do polo.” - Tércia Almeida, gerente de Educação Formal

“O Sindicato dos Produtores Rurais de Divinópolis é um grande parceiro do Sistema FAEMG/SENAR/INAES nas ações de Formação Profissional Rural, Promoção Social e Assistência Técnica e Gerencial. A implantação de um polo de ensino na entidade contribuirá ainda mais com o propósito de capacitar produtores, trabalhadores e profissionais ligados ao agronegócio no município.” - Rogger Coelho, gerente regional

Fruticultura

A educação formal é uma das apostas do Sindicato para trabalhar com os produtores da agricultura familiar a partir do próximo ano. Os trâmites oficiais já começaram. Após encaminhamento para o superintendente do SENAR MINAS, Christiano Nascif, a proposta de implantação segue para aprovação do Conselho.

“A nossa intenção é levar educação para os filhos dos produtores enfrentarem o mercado de trabalho. Temos a intenção de implementar cursos técnicos direcionados à fruticultura.” - Irajá Nogueira, presidente do SPR

A mobilizadora destacou que o município tem carência na produção de frutas e que 70% do seu consumo vem de outras regiões e estados. Com o crescimento do turismo na região, eles acreditam que fortalecer esse segmento vai gerar oportunidade de trabalho, atender o mercado e os turistas, seja com o alimento in natura ou transformado em doces, geleias e sucos, entre outros.