Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


PL que favorece a agropecuária ganha impulso na Câmara Federal

LEGISLAÇÃO
ESCRITO POR IZAMARA ARCANJO, DE BELO HORIZONTE
14/06/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Projeto de Lei do Deputado Maurício do Vôlei (PL/MG) , que prevê represamento de cursos d'água, é aprovado na Comissão de Agricultura

Na última terça-feira (12/06), a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) da Câmara dos Deputados aprovou, por 23 votos a favor e 3 contra o Projeto de Lei (PL) 3686/23, de autoria do Deputado Maurício do Vôlei (PL/MG). A proposta visa alterar o Código Florestal (Lei nº 12.651/2012) para considerar como de utilidade pública o represamento de cursos d'água destinados à atividade agropecuária. O objetivo de regularizar a vazão dos rios e diminuir os conflitos pela escassez de recursos hídricos.

“É um projeto que vai agregar muito ao setor agropecuário e, podem ter certeza, quem agradece são aquelas pessoas que sofrem com a seca ao longo do ano”, afirmou o deputado Maurício do Vôlei.

A Gerência de Sustentabilidade do Sistema Faemg Senar vê com otimismo a aprovação do Projeto de Lei 3686/23. “Vamos acompanhar a tramitação da proposta, pois entendemos ser imprescindível a alteração legislativa para, desde que em conformidade com as boas práticas ambientais, o represamento de cursos d´água em áreas onde não havia previsão legal para tal intervenções”, afirmou o analista de Sustentabilidade, Henrique Damasio Soares.

Ele completou: “Avaliamos necessário o estabelecimento de um marco legal que reconheça o represamento de cursos d’água para as atividades agropecuárias como utilidade pública.”

Deputados mineiros apoiam a medida

A aprovação do PL na CAPADR contou com o apoio de seis deputados federais mineiros presentes na sessão: Domingos Sávio (PL), Ana Paula Leão (PT), Rafael Simões (PSD), Samuel Viana (PSDB), Misael Varela (PV) e Zé Silva (PDT).

Benefícios esperados

Os defensores do PL argumentam que a medida irá beneficiar o setor agropecuário, especialmente em regiões com baixa disponibilidade de água. O represamento de cursos d'água permitirá a armazenagem de água durante a estação chuvosa, que poderá ser utilizada para irrigação na estação seca, garantindo a segurança hídrica para as plantações e a criação de animais.

Além disso, os autores do projeto acreditam que a medida irá contribuir para a diminuição dos conflitos pela água entre diferentes setores da sociedade, como a agricultura, a indústria e as cidades.

O projeto, que teve como relator o Deputado Coronel Meira (PL/PE), ainda passará pelas Comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Constituição e Justiça e Cidadania antes de ser votado em plenário.

 

}