Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Parceria vai impulsionar avanços da Região Central de Minas

SISTEMA FAEMG E EMBRAPA MILHO E SORGO
ESCRITO POR IZAMARA ARCANJO, DE BELO HORIZONTE
28/05/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

O futuro da região Central de Minas Gerais está sendo desenhado em conjunto pelo Sistema Faemg Senar e a Embrapa Milho e Sorgo. Nesta terça-feira (28/5), as duas entidades se reuniram para discutir estratégias que visam estimular o desenvolvimento da região mineira, considerada com potencial para se tornar a nova fronteira agropecuária do país.

A Embrapa propôs a elaboração de um acordo de cooperação técnica com o Sistema Faemg Senar e o governo de Minas para o desenvolvimento da região Central. O objetivo é impulsionar o desenvolvimento da agricultura, da pecuária, da silvicultura e da produção de grãos na área.

"Estamos sempre dispostos a trabalhar com parceiros para definir ações estratégicas que beneficiem nossos produtores rurais", afirma Renato Laguardia, vice-presidente de Finanças do Sistema Faemg Senar. "Acreditamos que a região Central tem um enorme potencial para crescer e se tornar referência na produção de alimentos."

Para a Embrapa, o Sistema Faemg Senar é um parceiro fundamental para garantir o sucesso do projeto. "Juntos, podemos fortalecer a cooperação interinstitucional e construir meios e estratégias para o desenvolvimento integrado e sustentável da região", diz Fredson Ferreira Chaves, supervisor do Setor de Transferência de Tecnologia da Embrapa.

Potencialidades da região

A região Central de Minas Gerais possui características topográficas favoráveis à agricultura, mas também apresenta áreas de pastagens degradadas que precisam ser recuperadas. "O cultivo de grãos, como milho, sorgo e soja, em sistemas de produção adequados para a região, é uma grande oportunidade para a reconversão produtiva da região", explica Fredson. "A partir de dados cada vez mais consolidados e analisados por especialistas, podemos acelerar a transformação do nosso território", completa o supervisor.

Unidos para o futuro

Além de Fredson, a Embrapa esteve representada na reunião por Marco Aurélio Noce, Analista de Transferência de Tecnologia da Embrapa Milho e Sorgo. Do Sistema Faemg Senar, participaram Renato Laguardia, vice-presidente de Finanças; Bruno Rocha, gerente executivo do Instituto Antônio Ernesto de Salvo (Inaes); Wander Magalhães, gerente de Formação Profissional Rural e Promoção Social; Harrison Belico, gerente de Projetos; e Lucas Oliva, analista de Assistência Técnica e Gerencial.

Entre as ações propostas durante a reunião estão a realização de um workshop, seminários e outras atividades estratégicas. As entidades também cogitam a possibilidade de participação conjunta na Feconex 2024, feira que será realizada em Sete Lagoas.