Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Painel aborda Plano ABC+ e seu papel na segurança alimentar

COP-28
ESCRITO POR FERNANDA TEIXEIRA, DE BELO HORIZONTE
11/12/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

No último dia de participação do Sistema Faemg Senar na COP-28, a assessora de Sustentabilidade, Ana Paula Mello, participou do painel "Plano ABC+ e o seu papel na segurança alimentar", representando a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). As discussões, mediadas pelo diretor do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Depros/Mapa), Bruno Brasil, giraram em torno da adoção das práticas de baixo carbono no setor rural brasileiro, apresentando a agropecuária nacional e a sua importância para a segurança energética, climática, alimentar e a paz.

Conforme abordado no painel, os agricultores estão cientes das vantagens de se adotar práticas sustentáveis para uma agricultura cada vez mais resiliente e rentável e, por isso, conseguem transformar seus sistemas produtivos recuperando pastagens degradadas e cultivando grãos em sistema de plantio direto, por exemplo. Uma transformação que contribui para mitigar as emissões de Gases do Efeito Estufa e para fornecer alimentos e fibras a custos justos. Para Ana Paula, a agropecuária brasileira é exemplo para o mundo em termos de sustentabilidade, segurança alimentar e saúde do solo.

Assessora de Sustentabilidade do Sistema Faemg Senar , Ana Paula Mello, fala sobre a importância da agropecuária do Brasil para a segurança alimentar

“Foi muito importante poder mostrar, tanto para brasileiros quanto para estrangeiros, como a nossa agropecuária já contribui em diversos aspectos, inclusive o climático. Como bem disse o dr. Ratan Lal, deveríamos buscar investimentos para ampliar o uso das tecnologias da agropecuária brasileira tropical, no Brasil, e nos consolidarmos como referência mundial, especialmente em locais de latitude parecida com a nossa, como em certas regiões da África. A nossa necessidade de ampliar a produção é possível por meio do uso tecnologias da agropecuária tropical, ampliando a saúde do solo, produzindo várias safras em uma só área, sem substituir as áreas nativas. E tudo isso auxilia na questão climática e é possível por meio de planos como o ABC+”, explicou a assessora.

Também participaram do painel o embaixador da Boa Vontade do IICA para o desenvolvimento sustentável e prêmio Nobel da Paz pelo IPCC em 2007, professor Ratan Lal, a gerente-geral da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Fabiola Motta, e o secretário de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul, Jackson Brilhante.

Atuação na COP-28

A gerente de Sustentabilidade, Mariana Ramos, avalia que o Sistema Faemg Senar teve papel crucial na representação do produtor rural mineiro durante a COP-28 ao apresentar suas ações em prol da segurança alimentar, climática e energética em Minas Gerais. “Mostrar ao mundo as contribuições da agropecuária mineira e brasileira para o meio ambiente é fundamental e necessário. É gratificante ver o setor buscando soluções e destacando como a atividade produtiva pode ser parte da resposta às questões climáticas globais. Esperamos que as conexões feitas gerem resultados positivos para os produtos rurais e promovam a imagem do agro sustentável internacionalmente. É verdadeiro que o setor tem um papel vital na mitigação dos impactos e na redução dos gases de efeito estufa, e a presença durante a COP-28 reflete esse compromisso”.