Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Novo Cruzeiro: mais de 2000 atendimentos em menos de oito horas

FAMÍLIA NA PRAÇA
ESCRITO POR IZABELLA MACHADO, DE ARAÇUAÍ
30/04/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR

A “lembrança de um dia feliz” foi o sentimento de todos que estiveram no distrito de Lufa, em Novo Cruzeiro, para participar do programa Família na Praça. O último domingo do mês marcou uma das maiores edições da iniciativa, que completou 10 anos em 2024.

Musicalização infantil, pipoca, artesanato, dança, almoço, picolé, oftalmologista, nutricionista, pula-pula, dança e a novidade esperada por todos: atendimento veterinário. Além de estar em família, muitos produtores levaram seus pets para aplicação de vacinas e vermifugação.

Glenda Nunes adotou um cão em situação de rua e ainda não tinha tido a oportunidade de vaciná-lo. “Vim para vacinar, ver a estrutura e as crianças brincando. Além de diminuir o meu custo, aqui no veterinário. Estava na expectativa e agora deu certo”, contou.

Glenda foi uma das 2.010 pessoas atendidas no evento. “Ficamos muito felizes em ver que acertamos em cheio na escolha do local. O povo soube valorizar a iniciativa, que foi muito bem conduzida pela equipe do Sistema Faemg Senar, Sindicato dos Produtores Rurais de Novo Cruzeiro e Prefeitura Municipal”, disse o gerente regional Luiz Rodolfo Antunes Quaresma, visivelmente contente com o resultado.

Glenda aproveitou a novidade do atendimento veterinário

Não menos satisfeitas estavam dona Jesuína Pereira, de 86 anos, e Geane Alves, de 29, que foram atendidas em situações diferentes. Dona Jesuína estava preocupada com a pressão arterial e diabetes. Geane optou em levar as suas três filhas para participarem de brincadeiras e oficinas disponíveis gratuitamente. “Eu queria que isso durasse vários dias! Só assim para aproveitar tudo. Tiramos foto, brincamos, eles fizeram arte. Adorei demais”, disse Geane.

Sentada assistindo à apresentação de teatro de marionetes, Dona Ramira Vieira saiu da comunidade de Diamantino com a família, encontrou amigos e priorizou o atendimento à saúde. “Fiz todos os exames. Há muitos anos estou precisando de médico para olhar as vistas e consegui. Também acho divertido ver as coisas acontecendo, as apresentações, e tudo mais. Hoje é um dia feliz”, vibrou.

Dona Jesuína (de lenço) com uma das voluntárias do evento

Representante do poder executivo, Flávio de Sá, secretário geral da prefeitura de Novo Cruzeiro, ressaltou a importância da parceria com o Sistema Faemg Senar. “É uma ideia que faz parte da gestão, sobretudo quando traz melhorias e benefícios à população, em especial a população da zona rural”. Para ele, os cursos e capacitações ofertados em parceria com o SPR de Novo Cruzeiro enriquecem o município. “Então a palavra é gratidão! Que essa parceria se estenda e amplie cada dia mais”, frisou.

“Sabemos que as comunidades rurais não têm acesso aos serviços ofertados pelo programa, ou ese acesso é muito limitado. Por isso mesmo o programa foi formatado para atender necessidades com serviços de caráter educativo, preventivo, participativo e recreativo. Estamos cumprindo um dos princípios da Promoção Social: melhorar a qualidade de vida das comunidades rurais. Para 2025, o programa será remodelado para ampliarmos sua realização”, revelou o gerente de Formação Profissional Rural e Promoção Social, Wander Magalhães.

Crianças aproveitaram a musicalização e pintura em rosto

O distrito de Lufa faz parte das 68 cidades que já receberam o programa, que inclui mais de 20 atividades de arte e cultura, lazer, jogos esportivos, saúde e apresentações musicais.

}