Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Nova diretoria da Aspronorte destaca união

EXPOMONTES
ESCRITO POR RICARDO GUIMARÃES, MONTES CLAROS
29/06/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG
O presidente da Aspronorte, Astério Itabayana Neto, assumiu a gestão 2024/2027 

A nova diretoria da Associação dos Sindicatos dos Produtores Rurais do Norte de Minas (Aspronorte) foi empossada na noite desta sexta-feira (28), durante a solenidade de abertura da 50ª Expomontes, em Montes Claros. O presidente da entidade, Astério Itabayana Neto, que assumirá a gestão 2024/2027 ao lado de outros membros, destacou a importância da atuação das entidades de classe na melhoria das atividades dos produtores rurais. 

“Temos que passar uma mensagem muito forte a toda a sociedade de união da classe e do setor rural. Nós passamos muito tempo fazendo o mea-culpa, corrigindo o problema do passado. Nós passamos muito tempo acreditando que os problemas da nossa propriedade estavam da porteira para dentro, mas nós já sabemos como produzir e produzimos muito bem. Representamos 23% do PIB do país. Os problemas estão da porteira para fora, dos gestores e governantes que não valorizam quem trabalha e quem produz”, afirma.

Segundo o presidente da entidade, a atuação arbitrária de muitas leis têm reduzido a capacidade produtiva dos produtores. Astério Itabayana também mencionou os desafios enfrentados na região, especialmente a escassez hídrica, uma questão regularmente abordada pela Aspronorte.

"Claro que reconhecemos nossos problemas e sabemos que não serão resolvidos de uma só vez. Mas estamos avançando quando temos um governador que apoia o agronegócio, que ouviu o movimento Minas Grita pelo Leite e retirou as empresas importadoras do regime especial, ajudando a recuperar o preço de nosso produto. Além disso, editou o decreto das barragens, enquanto temos um presidente da Federação da Agricultura sempre próximo aos sindicatos rurais", concluiu Astério Itabayana.

Aspronorte
A entidade tem no seu quadro de representantes 23 sindicatos do Norte de Minas. Nos últimos meses, junto a outras entidades de classe, formalizou cobrança e acompanhamento junto ao Governo Federal para medidas emergenciais para amparar os produtores rurais do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha em razão da grave crise hídrica que assola a região.
Tem ainda atuado nas reivindicações para o desenvolvimento sustentável do Norte de Minas, junto ao Governo de Minas, onde foi proposto um estudo hidrogeológico detalhado para identificar fraturas e interfaces com água superficial, além da implementação de práticas mecânicas para aumentar a infiltração de água no solo foi uma das demandas apresentadas.
Tendo em seu quadro sindicatos cooperados ao Sistema Faemg Senar, a Aspronorte tem atuado nas cobranças sobre temas vinculados ao Licenciamento Ambiental, e também a aprovação do PL 754/15, que dispõe sobre outorga coletiva do direito de uso de recursos hídricos.