Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Normas suplementares para a Cobrança de Recursos Hídricos

COMUNICADO GERÊNCIA DE MEIO AMBIENTE
ESCRITO POR ASCOM
05/11/2021 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, FAEMG

Portaria Igam nº 79 / 2021

 Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) publicou, neste mês de outubro, a Portaria Igam nº 79/2021, que estabelece normas suplementares para Cobrança de Recursos Hídricos.

O usuário de recursos hídricos deve ficar atento, pois a portaria determina que o Documento de Arrecadação Estadual – DAE será disponibilizado no site do Igam para emissão e pagamento, e não mais enviado ao endereço do usuário.

Quanto ao cálculo da Cobrança por Recursos Hídricos – CRH, ele incide sobre cada intervenção outorgada e será cobrado em conformidade com os mecanismos e valores estabelecidos pelo respectivo comitê de bacia hidrográfica e aprovado pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos – CERH.
O valor da cobrança será apurado considerando os dados informados no pelo usuário referente ao uso de recursos hídricos no exercício anterior constantes na Declaração Anual de Uso de Recursos Hídricos – DAURH. Na ausência da declaração do usuário quanto ao volume medido no ano anterior, o volume medido será considerado igual ao outorgado. Somente será considerada para efeito de cálculo a DAURH enviada até o último dia de março do exercício seguinte. A entrega fora desse prazo não será considerada para os cálculos da cobrança.

Para o cálculo da cobrança, as tarifas serão atualizadas pelo IPCA, conforme artigo 9º do decreto 48.160/2021.

Caso o usuário queira rever a sua CRH, deve formalizar o pedido junto ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI), por meio do preenchimento do Requerimento de Revisão da CRH. Todas as etapas e comunicação do processo de revisão da cobrança ocorrerão integralmente pelo SEI, cabendo ao usuário o acompanhamento do processo.

“O usuário de recursos hídricos deve ficar mais atento, tendo em vista que a Portaria nº 79/2021, determina que os boletos serão disponibilizados no site do Igam, e não mais serão enviados ao usuário. E os processos para revisão das outorgas serão somente por meio eletrônico, cabendo ao empreendedor fazer o acompanhamento do processo.” 
Guilherme Oliveira – Analista do Sistema FAEMG – GMAM

Para ver a portaria na íntegra acesse o link abaixo:
http://www.siam.mg.gov.br/sla/download.pdf?idNorma=54581