Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Mar de Espanha vai receber BPA para produção de leite

NOVIDADE
ESCRITO POR FLÁVIO CHRISTO, DE JUIZ DE FORA
16/08/2023 . SINDICATOS, SENAR

A cidade de Mar de Espanha, na Zona da Mata, vai ser uma das primeiras a receber o programa de Boas Práticas Agropecuária na Produção de Leite. Entre 10 e 12 propriedades rurais devem ser atendidas pelo novo programa do Sistema Faemg Senar. A iniciativa visa orientar os produtores de leite para a implementação das normas e procedimentos de Boas Práticas Agropecuárias, levando à melhoria da qualidade e segurança na produção da bebida.

Boas práticas agropecuárias será implementado em Mar de Espanha

“O BPA vem ao encontro das necessidades do produtor rural e também dos laticínios. A ideia é fazer o produtor adequar sua produção às Instruções Normativas (INs) 76 e 77. Quando falamos em qualidade do leite, é necessário que ela comece na propriedade rural, mantendo a qualidade em relação a CCS e CBT, em questões trabalhistas, na água que se dá ao gado, e sobre meio ambiente e sustentabilidade”, afirmou Wander Magalhães, gerente de Formação Profissional Rural e Promoção Social do Sistema Faemg Senar.

Como funciona

Detalhes do programa foram acertados em uma reunião entre a gerência, o Escritório Regional do Sistema Faemg Senar em Juiz de Fora e o Sindicato Rural de Mar de Espanha. Cada propriedade atendida vai receber 24 horas de consultoria direta, divididas em módulos presenciais e virtuais. Esse novo projeto é uma demanda da região, que queria fazer um diagnóstico das propriedades e da qualidade da água. Ele vai certificar os produtores de acordo com boas práticas, fazendo com ele processos de auditoria e otimização em seus negócios” revelou Emerson Simão, gerente regional em Juiz de Fora.

Reunião tratou do programa em Mar de Espanha

Uma das maiores beneficiadas com esse programa vai ser a Cooperativa de Produtores de Leite da cidade de Mar de Espanha, que é quem recebe grande parte da matéria-prima produzida no município. Marion Ferreira Gomes, presidente do sindicato rural e membro da cooperativa, afirma que o BPA vai auxiliar na produtividade da instituição. “Nossa expectativa está alta. Vamos focar bastante na melhoria do leite produzido, com certificações sanitárias e na qualidade da água das propriedades rurais, para ter produtos com mais segurança alimentar e melhor valor agregado”, afirmou.

Programação

O programa de Boas Práticas Agropecuária na Produção de Leite vai ter duração de quatro meses. Cada um dos sete módulos terá entre 15 e 20 dias.

O conteúdo prevê: Diagnóstico da propriedade; Saúde do rebanho e instalações; Manejo e higiene da ordenha, qualidade da água, higiene de equipamentos e instalações de refrigeração de leite; Nutrição animal; Treinamento de pessoal, bem-estar animal e sustentabilidade ambiental; Mentoria; Visita de conclusão.

Derivados lácteos devem ter melhor qualidade após o programa
}