Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Mais de 200 produtores capacitados em Nanuque em 2023

FORMAÇÃO PROFISSIONAL RURAL
ESCRITO POR DIEGO SOUZA, DE GOVERNADOR VALADARES
12/04/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG
Distritos vizinhos a Nanuque são também atendidos no programa ATeG

Cerca de 230 produtores e trabalhadores rurais da região de Nanuque, no Vale do Mucuri, foram qualificados ou capacitados somente nos primeiros três meses deste ano. Nesse período, 19 cursos de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS) foram promovidos na região pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Nanuque, em parceria com o Sistema Faemg Senar.

“Temos uma enorme satisfação em poder proporcionar, em parceria com o Sistema Faemg Senar, todos esses cursos de aperfeiçoamento para os produtores e trabalhadores rurais da nossa região. Tem sido uma atuação importantíssima que melhora nossa mão de obra, e sempre mantendo nossa preocupação com a qualidade de vida do nosso homem do campo”, destaca o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Nanuque, Alessandro Ferreira.

Os cursos de Formação Profissional Rural foram os protagonistas neste primeiro trimestre, somando 16 no total. Em seguida vieram as capacitações de Promoção Social - três ao todo. “Foram quase 20 cursos, entre eles Vaqueiro, Cria e Recria de Bezerros, Doma Racional de Novilhas para Ordenha, Alimentação – Silagem e Mistura Mineral, entre outros cursos extremamente importantes para a qualificação e capacitação dos nossos produtores rurais aqui da região”, ressaltou a agente de desenvolvimento rural (ADR), Rosilane Reis.

Programa ATeG Inclusão Produtiva

Além da zona rural de Nanuque e dos distritos Vila Gabriel Passos e Vila Pereira, produtores e trabalhadores rurais de Serra dos Aimorés também são atendidos pelo Sindicato Rural e Sistema Faemg Senar. Na região, também é desenvolvido o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Inclusão Produtiva onde 26 propriedades são atendidas. O ATeG, que teve início em julho do ano passado, tem o encerramento previsto para 2024.
A metodologia do programa é aplicada em etapas com diagnóstico produtivo individualizado, planejamento estratégico, adequação tecnológica, gestão capacitação profissional complementar e avaliação sistemática dos resultados. Na programação há visitas mensais do técnico de campo.

“Além disso, nós indicamos que esses produtores assistidos pelo ATeG participem de cursos que possam capacitá-los em todas as áreas da produção de leite e que tenham a ver com a realidade deles. Desta forma, eles passam a executar imediatamente o que aprendem nos cursos, atrelando aos conhecimentos técnicos que recebem por meio do ATeG”, explica o técnico de campo, Pablo Santos Rodrigues. 
 

}