Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Leite Orgânico: turma piloto está prevista para 2º semestre

FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIA
ESCRITO POR ALINE FURTADO, DE JUIZ DE FORA
26/07/2021 . SINDICATOS, SENAR

O piloto do Programa Formação por Competências em Leite Orgânico será desenvolvido em São Vicente de Minas, por meio da parceria entre o Sistema FAEMG/SENAR/INAES e o Sindicato dos Produtores Rurais do município. A previsão é de início no segundo semestre deste ano. Em encontro virtual, o programa foi detalhado à produtora rural Carolina Vilela, convidada para ser parceira nas ações. Participaram o gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Juiz de Fora, Wander Magalhães; a analista técnica da Coordenadoria de Formação Profissional Rural do SENAR MINAS, Marília Saraiva; o instrutor Rafael Paiva Izidoro; a mobilizadora Neuzira Aparecida da Costa.

“Neste momento, o objetivo foi apresentar a proposta e convidá-la para participar do programa, como aluna e parceira, visto que já há uma estrutura montada na sua propriedade, experiência comprovada na produção orgânica de leite e viés empreendedor. Todas essas qualidades são importantes e irão contribuir para que o Sistema FAEMG/SENAR/INAES alavanque de vez esta cadeia produtiva em um mercado tão promissor”, enfatizou Wander.

A expectativa da produtora rural é positiva. A propriedade dela tem produção leiteira igual a 220 litros de leite por dia, com 22 animais em lactação. “Estamos interessados e dispostos a ceder nosso espaço. Percebo que será uma boa oportunidade de aprender muito com o programa”. 

A fim de levantar as ações que já são desenvolvidas na propriedade, foi agendada uma visita para 17 de agosto. “Essa visita, antes do início das aulas, é importante para entendermos a realidade da propriedade e ver se ela atende às necessidades do Formação por Competências, que deverá ser ministrado ao longo de 13 ou 14 semanas”, destacou o instrutor Rafael. Após a visita, uma reunião de sensibilização vai apresentar o programa a potenciais participantes. 

“O Formação por Competências, que busca qualificar o profissional para o mercado de trabalho, é ministrado por meio de cinco módulos, além da fase introdutória”, explicou Marília Saraiva. Com um total de 576 horas, o programa aborda temas como Tratador de Bovinos, Ordenhador, Domador de Novilhas, Inseminador de Bovinos e Gerente da Atividade Leiteira. O treinamento deverá reunir entre 12 e 15 participantes.

“Tenho certeza de que será uma experiência muito boa e muito compensadora ara os participantes”, previu a mobilizadora Neuzira.