Foram três encontros com mais de 300 instrutores na capital
Palestras, trocas e alinhamentos marcaram os dias de encontro com instrutores de cursos e treinamentos do Sistema Faemg Senar, em Belo Horizonte. Os eventos aconteceram nos dias 3, 4 e 10 de outubro e reuniram cerca de 307 instrutores. O presidente Antônio de Salvo e os vice-presidentes, Renato Laguardia e Ebinho Bernardes, participaram das atividades.
O intuito? Gerar reflexões positivas para o dia a dia de trabalho desses colaboradores que atuam na ponta, diretamente com o produtor rural. José Heleno, instrutor do Senar na área de administração e gestão desde 2011, ressalta o efeito em cadeia que eventos como esse geram: “Eu saio daqui extremamente motivado e confiante do impacto positivo que isso vai trazer para o produtor, pois quando eu melhoro o meu atendimento ao produtor, isso reflete também em ganhos para ele e, em cadeia, em ganhos para a região que ele está inserido e consequentemente crescimento econômico para o país”, avalia.
Programação
O evento contou com palestras e oficinas realizadas pela diretoria e por colaboradores do Sistema, promovendo uma grande troca de conhecimentos e alinhamento de expectativas. Instrutor do Sistema Faemg Senar Minas há 13 anos, Erick Godinho Silva avalia os impactos do encontro em seu dia a dia de trabalho.
"O grande ponto de validade para mim pessoalmente é a questão da necessidade de a gente se reinventar e estar sempre se atualizando. Como foi dito nas palestras, principalmente pelo Celso, as mudanças estão acontecendo muito rápido e nós como instrutores e estamos lidando diretamente com o processo de capacitação, temos que acompanhar essa mudança para poder passar essa inovação, essa tecnologia para os produtores rurais para que eles possam transformar essa inovação e essa mudança em renda. Esse é o nosso papel, melhorar a renda do produtor rural”, reflete.
Segundo o gerente de Formação Profissional Rural e Promoção Social do Sistema Faemg Senar, Wander Magalhães, os três dias de encontro com instrutores têm grande importância para alinhar os colaboradores com as novas diretrizes de trabalho.
“O impacto disso que a gente espera é que esses instrutores realmente abracem essa nova forma de trabalho que está sendo proposta e integrem ao Sistema da mesma forma que fizemos com os presidentes de sindicatos, com os ADRs, com os produtores rurais, por meio do Faemg Senar em Campo. Ou seja, todo mundo fazendo o seu trabalho, mas alinhado nas preposições que a diretoria mencionou”, ressalta.
Os encontros aconteceram após quatro anos sem a realização. Wander explica como o encontro também é importante para a interação e conexão com os instrutores. “O encontro também foi ótimo para rever os instrutores, visto que tem 3 ou 4 anos que o evento não acontece, sendo que anteriormente fazíamos esses encontros anualmente, justamente para fortalecer o Sistema Faemg Senar junto a esses grupos de profissionais que são tão importantes para gente. Então é imprescindível que a gente tenha essa proximidade para que haja maior confiança e maior alinhamento”, relata.
Conhecimento para o campo
Para Celso Furtado Jr., Superintendente Técnico do Sistema Faemg Senar, o encontro de instrutores reforça a importância do conhecimento, da formação profissional rural, promoção social e Assistência Técnica e Gerencial.
“O 1º Encontro de Instrutores representa mais um passo fundamental em nossa jornada para fortalecer os elos que compõem o Sistema. Durante este encontro, tivemos a oportunidade de aprofundar a discussão sobre a essência da instrutoria, destacando a importância fundamental de levar conhecimento para os produtores, trabalhadores rurais e seus familiares. Sabemos que eles são a razão de ser da nossa instituição, e é através da capacitação e da informação que podemos agregar valor para os empreendimentos do campo e consequentemente para desenvolvimento do setor agropecuário. Os debates, as trocas de experiências e as reflexões que ocorreram foram enriquecedores.”
O superintendente ressalta que o fortalecimento dos elos do Sistemas são um trabalho constante: Continuaremos a fortalecer nossos elos, e juntos buscar modelos inovadores de transmitir conhecimento e materializar as soluções educacionais para o homem do campo. Modernização, inovação, renda, qualidade de vida e transformação devem ser prioridades em nossas ações.