Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Inovações e desafios da gestão da agropecuária são temas de encontro

ATEG
ESCRITO POR DIEGO SOUZA, DE GOVERNADOR VALADARES
12/07/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

O auditório do Parque de Exposições José Tavares Pereira recebeu nesta ontem (11/07) técnicos e supervisores do Programa de Assistência Técnica e Gerenciamento (ATeG) para um encontro no qual compartilharam conhecimentos e práticas para impulsionar a gestão da agropecuária. O evento fez parte da programação da 53ª edição da Expoagro GV e incluiu direcionamentos técnicos e palestras sobre temas relevantes. 

Entre as palestras promovidas, Bruno Rocha, Gerente Executivo no Instituto Antonio Ernesto de Salvo (INAES) abordou o Projeto Genética em Campo; Fúlvio Cupolillo, professor do IFMG (Campus Governador Valadares), apresentou um panorama da Sazonalidade Climática da Bacia do Rio Doce: subsídios à gestão das unidades de planejamento e gestão de recursos hídricos e Arthur Caio Otoni e Ítalo Stoupa Vieira, supervisores do ATeG, palestraram sobre a Cadeia da Agroindústria (Apicultura).

 

Confira os depoimentos:

Nathália Rabelo, Gerente do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG)

“Esses encontros são muito importantes, porque eles trazem tanto a parte técnica quanto a parte social para dentro do ATeG. Os técnicos, eles, às vezes, trabalham de formas muito pontuais, espalhadas, e quando a gente faz esses eventos regionalizados, a gente consegue trazer a informação de um lado, de outro para que eles interajam e tragam novidades, e a gente consiga trabalhar de forma mais conjunta”.

 

Luiz Ronílson Paiva, Gerente Regional do Sistema Faemg Senar

“Esse encontro teve como principal objetivo fazer um alinhamento entre as demandas e necessidades que os técnicos apresentaram aos supervisores dos pontos mais críticos em termos de informações que deveriam ser trabalhadas. Com essa discussão feita aqui em Valadares, nós vamos buscar alinhar, resolver e atender as demandas pontuadas pelos técnicos e pelos supervisores”.

 

Wálter Miguel, Consultor Master em Pecuária do Sistema Faemg Senar

“Encontros regionais como este ajudam demais no desenvolvimento do nosso produtor. Muito importante reunir todos os técnicos e supervisores para alinhamento e discussão dos indicadores que são gerados por eles, evidenciando o que é possível fazer para as melhorias e a gente continuar crescendo e evoluindo dentro do ATeG e trabalhando cada vez melhor com o nosso produtor”.

 

Henrique Frederico, Consultor Master do ATeG

“Esse evento tem uma importância muito grande no sentido inicialmente de convivência, de relações entre os técnicos, muitos que não se conhecem, trabalham em regiões diferentes, então a gente estreita esses laços, tem a oportunidade de trocar experiências e até para efeito futuro a gente pode estar depois trocando contatos e informações, experiências de diversas regiões”.

 

Helvécio Oliveira, Consultor Master da Bovinocultura de Corte do Sistema

“Durante a nossa participação, falamos sobre planejamento estratégico no que diz respeito ao manejo de pastagens, medidas que estão ao alcance do produtor. Não precisa investir dinheiro nesse processo apenas tecnologia e conhecimento. Nisso, a nossa maior atenção, além naturalmente das possibilidades de outras melhoras dentro do ambiente da fazenda”.

 

Thaís Chateaubriand, Técnica de Campo do ATeG

“Foi uma experiência engrandecedora. Ter contato com outros técnicos de outras regiões, trazer as nossas dificuldades e as dúvidas dos produtores que a gente atende. E depois de um dia inteiro de troca de experiências, essas dúvidas serem sanadas e a gente poder levar o conhecimento e a tecnologia para o grupo dos produtores.”