As cidades de Resende Costa, Coronel Xavier Chaves e Prados, no Campo das Vertentes, a partir de hoje, contam com 15 novos agentes de turismo rural. No programa do Sistema Faemg Senar, a turma desenvolveu cinco roteiros, que abrangem atrações como artesanato em couro, madeira, produção de queijos, cachaças, paisagens e riquezas naturais, arquitetura e arte sacra. Cerca de 120 pessoas participaram da cerimônia de encerramento, nessa quarta-feira (13/11), em uma propriedade rural em Coronel Xavier Chaves.
Com duração de seis meses, o programa, realizado em parceria com o Sindicato de Produtores Rurais de São João del Rei, trabalha potenciais turísticos, segurança, condução de turistas, criação de roteiros turísticos, serviços de hospedagem e alimentação e comercialização de produtos e negócios turísticos.
Segundo a instrutora Cláudia Ferolla, é um desafio atrair mais turismo para regiões que já têm esse potencial, como é o caso de Tiradentes e São João del Rei, que ficam perto das cidades atendidas pelo programa. “Temos que desenvolver não apenas as regiões urbanas, mas também as zonas rurais, demonstrar os atrativos regionais pouco explorados e melhorar a qualidade de vida das pessoas no campo”, complementou.
No encerramento, o presidente do Sindicato, Marcelo Oliveira, recebeu lideranças do setor dos municípios atendidos. Representando a cidade de Coronel Xavier Chaves, estiveram presentes o prefeito, Fúlvio de Oliveira, e a secretária de Turismo, Joelma Conceição. De Resende Costa, compareceram o secretário de Turismo, Edmar Assis, e o de Cultura, André de Oliveira. A cidade de Prados foi representada pelo secretário de Cultura e Turismo, Gilmar Santos.
“Combinamos de entregar o melhor produto turístico possível para a população e hoje estamos aqui comprovando o cumprimento desse compromisso”, afirmou o gerente regional do sistema em Juiz de Fora, Emerson Simão.