Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Família na Praça reúne grande público em Matias Cardoso

PROMOÇÃO SOCIAL
ESCRITO POR RICARDO GUIMARÃES, DE MONTES CLAROS
17/06/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR

Brincadeiras, serviços e atendimentos sociais, oficinas de artesanato, música e contação de histórias, além de cuidados com a saúde de toda a família. Assim foi a retomada do Programa Família na Praça, do Sistema Faemg Senar, no Norte de Minas, mais especificamente na comunidade rural de Lajedão, em Matias Cardoso. Mais de 1.700 atendimentos foram realizados ao longo da ação neste domingo, 16 de junho.

“Nem sempre temos essa oportunidade por aqui na comunidade, ainda mais com tanta opção de diversão para as crianças. Eu fui na fotografia, registrei o momento com minha família. Levei a mais nova para brincar e o rapaz mais velho está por aí, correndo ainda. Esses momentos de alegria fazem toda diferença”, declara a moradora Claudine Guimarães dos Santos, que levou os filhos de 2 e 8 anos ao Família na Praça.

Claudine Guimarães aproveitou o dia para uma linda foto com a pequena Liz

Logo nas primeiras horas da manhã o movimento na praça central da comunidade foi intenso. Entre olhares curiosos das crianças e a expectativa dos pais, todos já queriam aproveitar o dia especial. Uma dessas pessoas foi a Maria Aparecida Cardoso Silva, que levou os filhos de 5 e 11 anos e conseguiu passar por todos os serviços e oficinas ofertados. “Deu para aproveitar muita coisa. Eles participaram de todas as brincadeiras, e isso foi importante porque são poucas as áreas de lazer e oportunidades aqui”, destacou a moradora.

A ação foi desenvolvida junto com o Sindicato dos Produtores Rurais de Jaíba e Matias Cardoso, além da Prefeitura de Matias Cardoso, e apoio do Ministério Público. “Se a gente não der atenção para as comunidades nas bases onde são as áreas de produção, a gente não está fazendo o trabalho direito. O Sindicato Rural no interior precisa apoiar o produtor em si, mas também a comunidade onde ele está atuando e morando. Trazer esse evento e gerar essa interação, lazer e ação social para a população é muito revigorante”, opina o presidente do Sindicato Rural, Ciro Souza de Paula.

 

O pequeno Rodrigo de Oliveira, de 10 anos, aproveitou tanto que saiu até com medalhas pela participação nos torneios de futebol e de cabo de guerra. “Gosto muito de esportes na escola e aqui ganhei medalhas nas brincadeiras. Eu vim junto com meus colegas da escola brincar, e gostei muito”.

Rodrigo de Oliveira, de 10 anos, brincou tanto que saiu até com medalhas

Enquanto as brincadeiras aconteciam, muitos serviços de saúde eram ofertados, com orientações para a população ganhar ainda mais bem-estar. Foi o que chamou a atenção da jovem Joyce Rodrigues Jesus, de 22 anos. “Eu participei das orientações sobre saúde e cuidados pessoais. Tirei algumas dúvidas e ganhei kits de higiene pessoal”, relata.

Para o gerente regional do Sistema Faemg Senar em Montes Claros, Dirceu Martins, retomar o programa na região é muito importante. “Traz ações de cidadania, entretenimento, lazer e cultura para toda a família do meio rural. É, mais uma vez, toda a equipe do Sistema Faemg contribuindo com o desenvolvimento regional e a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, disse.

}