Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Ex-aluno do Senar vence torneio de melhor provador de café do mundo

CURSOS TÉCNICOS DO SENAR
ESCRITO POR KAROLINE SABINO, DE VARGINHA
10/05/2024 . SISTEMA FAEMG, SENAR

Dionatan teve 100% de aproveitamento na análise das oito xícaras durante a competição

Dionatan de Almeida foi o campeão do World Cup Tasters 2024

O ex-aluno do Sistema Faemg Senar, Dionatan de Almeida, é o melhor provador de café do mundo. O mineiro se tornou campeão do World Cup Tasters Championship, realizado em Chicago (EUA), durante a Specialty Coffee Expo, em abril. A competição elege o degustador profissional que demonstra velocidade, habilidade e precisão ao distinguir as diferenças de sabor entre os cafés. O título conquistado por ele é inédito para o Brasil, um marco histórico para o país.

Dionatan é provador de café das fazendas Caxambu e Aracaçu, de Três Pontas. Ele teve 100% de aproveitamento na análise das oito xícaras durante a competição, em 2 minutos e 19 segundos. O campeão mundial superou outros 33 competidores de vários países. O segundo lugar ficou com a alemã, Aurore Ceretta, e o terceiro colocado foi o Han Jong Lee, da Nova Zelândia.

Dionatan é natural de Três Pontas (MG) e cresceu em uma fazenda produtora de cafés em que seus pais trabalhavam. Aos 16 anos, começou a trabalhar nas lavouras com a família. Ele conta que adquiriu todo o seu conhecimento na fazenda, inspirado pelo exemplo de seus pais. Em seguida, fez o seu primeiro curso de Classificação e Degustação, oferecido pelo Sistema Faemg Senar, em Santana da Vargem.

“O treinamento foi muito importante na minha formação, especialmente, no início da minha carreira, pois pude aprender questões técnicas de degustação, de classificação, torra e entender melhor o mercado. Gostaria de expressar minha gratidão e a felicidade que é para nós, brasileiros, termos o Senar, nos capacitando cada vez mais. Deixo aqui uma mensagem para todos que tiverem a oportunidade de participar de um treinamento oferecido pelo Sistema Faemg Senar: aproveitem. O Sistema Faemg Senar está mudando a história de muitas pessoas, assim como mudou a minha”, expressou Dionatan.

Dionatan de Almeida durante o curso de Classificação e Degustação de Cafés oferecido pelo Sistema Faemg Senar

No Brasil, ele é o atual campeão do Campeonato Brasileiro de Cup Tasters, um projeto do “Brazil The Coffee Nation”, realizado em 2023, que é desenvolvido pela BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais), em parceria com a Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

O gerente regional do Sistema Faemg Senar, Caio Oliveira, reforça que os cursos oferecidos são instrumentos capazes de transformar a vida de quem vive no campo.

“O escritório regional do Sistema Faemg Senar em Varginha está no coração da produção do Sul de Minas, e isso nos traz a percepção da importância da profissionalização da mão de obra desse setor. Muitos participantes já são profissionais do mercado e vem se aprimorar ou se especializar ainda mais, outros fazem os cursos para buscar qualificação e novas habilidades profissionais. Cada vez mais, notamos a presença dos jovens nos cursos do Sistema Faemg Senar”, contou.

Como funciona a competição?

O World Cup Tasters Championship coloca em prova a velocidade, habilidade e a precisão em distinguir as diferenças de sabor em cafés especiais do degustador profissional. Funciona assim: eles colocam três xícaras de café em forma de triângulo. Duas dessas xícaras têm o mesmo tipo de café, e a terceira tem um café diferente.
Os degustadores usam suas habilidades de olfato, paladar, atenção e experiência para identificar qual das três xícaras é a diferente o mais rápido possível.

Dionatan de Almeida durante o curso de Classificação e Degustação de Cafés oferecido pelo Sistema Faemg Senar

Esse teste é repetido com oito conjuntos de três xícaras cada, ou seja, 24 xícaras no total. Os degustadores precisam fazer isso o mais rápido possível. Os oito que acertarem mais e fizerem isso no menor tempo passam para a próxima fase, a semifinal. Depois, os quatro melhores vão para a final, onde o campeão é decidido baseado em quem tem mais acertos no menor tempo.

Sobre o curso

O curso de Classificação e Degustação, oferecido pelo Sistema Faemg Senar, prepara os alunos para identificar e categorizar diferentes tipos de café de acordo com características físicas e sensoriais. A capacitação é distribuída em módulos que abordam temas como: técnicas de classificação, técnicas de torra, características de qualidade, identificação dos defeitos comuns encontrados nos grãos, entre outros.

Durante as aulas práticas, os estudantes realizam a moagem e a preparação da infusão, seguidas de sessões de degustação onde aplicam métodos para avaliar a qualidade da bebida, como aroma, sabor, corpo e acidez.

O instrutor do curso de Degustação e Classificação, Gilmar Cabral, conta que o treinamento é uma excelente porta de entrada para quem deseja se especializar no mercado do café, desde a avaliação até a comercialização do produto.

“O curso é uma grande oportunidade para o participante compreender como funciona a avaliação da qualidade do café, reconhecer o valor do seu produto e identificar áreas para melhoria. Quando ministrei o curso, Dionatan já se destacava como um jovem promissor. Hoje, ele demonstra que todo seu talento foi lapidado, alcançando um sucesso que motiva muitos outros que desejam entrar na profissão"”, finalizou.
 

}