Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Evento em Teófilo Otoni convoca setor para combater desinformação

AGRO EM AÇÃO
ESCRITO POR JANAINA ROCHIDO, DE BELO HORIZONTE; E DIEGO SOUZA, DE GOVERNADOR VALADARES
09/05/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, FAEMG
Presidentes de sindicatos reunidos com a diretoria do Sistema Faemg Senar

Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, foi a sede da quarta edição do projeto Agro em Ação. A iniciativa da Faemg foi realizada nesta quinta-feira (9/5). O projeto faz parte de um conjunto de ações estratégicas coordenadas pelo Sistema Faemg Senar que visam, em médio e curto prazos, fortalecer o posicionamento do setor agropecuário mineiro frente à todas as esferas das instâncias políticas. 

Clique aqui e veja o álbum de fotos do evento no Flickr. 


Cerca de 300 pessoas acompanharam o evento, que teve as presenças do presidente do Sistema Faemg, Antônio de Salvo, do vice-presidente de Finanças, Renato Laguardia, e do vice-presidente secretário, Ebinho Bernardes. A diretoria do Sistema Faemg se revezou para apresentar os dados levantados pela Quaest na pesquisa ‘A imagem do agronegócio mineiro’. As informações revelaram uma percepção positiva da sociedade sobre o setor, tanto em relação aos produtores quanto às entidades que os representam, como a Faemg e os sindicatos rurais. 

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Teófilo Otoni e vice-presidente da Faemg, Rodrigo Lorentz, deu as boas-vindas aos presentes ressaltando que o agro mineiro é maior do que os próprios produtores imaginam. “As informações apresentadas com certeza vão impactar a todos. Sabemos como o produtor rural sofre há tempos sendo penalizado por coisas que não existem. Somos discriminados por situações que não são a nossa realidade”, pontuou Rodrigo sobre a desinformação acerca do trabalho realizado no campo. 

Ebinho Bernardes, Antônio de Salvo, Rodrigo Lorentz e Renato Laguardia


O presidente Antônio de Salvo relembrou que o Brasil já foi um país que importava alimentos. No entanto, o cenário foi transformado com o trabalho sério desenvolvido pelos produtores rurais. “Nos tornamos hoje, definitivamente, um país que produz alimento para a sua população e gera divisas para o Estado. A nossa parte nós fazemos e fazemos muito bem.  O que nos falta? Falta a gente compreender qual é a nossa situação e o que definitivamente a gente tem que passar a fazer para que o amanhã seja melhor. Se hoje não está do jeito que nós queremos é porque, certamente, ontem e anteontem nós não nos posicionamos de forma correta”, avaliou.

Representatividade e organização

Em referência ao evento “Minas Grita pelo Leite!”, realizado em março deste ano no Expominas, em Belo Horizonte, ele enfatizou: “gritamos pelo leite e continuaremos sempre gritando pelo nosso agro”. No entanto, Antônio de Salvo foi firme ao dizer que ainda há muitas críticas injustas ao agro, especialmente quando o assunto é meio ambiente – e que essa situação só vai de fato começar a ser revertida quando os produtores rurais “descruzarem os braços” e se organizarem para combater a desinformação.

“Juntem-se com a nossa federação, vamos caminhar juntos. Precisamos influenciar o que pensam a nosso respeito, precisamos ser mais conhecidos. Nós sabemos o que queremos, mas ainda não sabemos nos organizar”, destacou.

Grandeza do setor

O vice-presidente de Finanças, Renato Laguardia, destacou o compromisso da diretoria da Faemg em ser “menos BH e mais interior”. Segundo ele, mesmo no trabalho à frente da Federação, todos continuam empenhados nos próprios negócios rurais e, por isso, têm conhecimento das dificuldades enfrentadas no campo. “Nós temos consciência dessas situações, porque sentimos na própria pele, no corpo, e no rosto todas as dores que impactam e dificultam o trabalho dos produtores rurais”, reforçou. 

O vice-presidente secretário, Ebinho Bernardes, frisou a capilaridade do Sistema CNA e do Sistema Faemg para prestar atendimento técnico e exercer a representatividade do setor. “Temos mais de 600 técnicos, assistimos nossos produtores gratuitamente, temos de fato um serviço grande prestado aos nossos produtores. A nossa CNA [Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil] faz um excelente trabalho em Brasília, defendendo os produtores rurais, lutando dentro do Congresso Nacional para apoiar e votar leis que interessam a nós, produtores rurais”.

Presidentes de sindicatos exaltam evento


“É de extrema importância esse movimento aqui em Teófilo Otoni. A Faemg chega até o produtor e está trazendo esclarecimentos. A questão da divulgação, do marketing sobre o produtor rural eu acho que deixa a desejar porque o produtor fica dedicado às atividades da porteira para dentro e, às vezes, não têm tempo para divulgar, falar dos produtos e até mesmo melhorar a nossa imagem perante a comunidade como um todo”.

Ernane Ribeiro – presidente do SPR de Rubim 

 

“Eventos como esse demonstram a força no nosso setor. É uma forma de aproximar Federação dos sindicatos, principalmente com um tema tão importante para reforçar o posicionamento do nosso setor, que é de onde nasce toda a cadeia econômica do país”.

Alessandro Moreira Ferreira, presidente do SPR de Nanuque

“Nossa união é nossa força para fazer a diferença da economia com o agronegócio em Minas Gerais. É muito importante estarmos todos unidos para alinharmos pensamentos e ações em um objetivo único”.

Lauro Camargo, presidente do SPR de Águas Formosas 



“Nenhum outro setor consegue trabalhar sem a gente. Nosso setor acaba sendo muito atacado pela desinformação, então é importante agregar nosso conhecimento, nossa força, para mostrar o que estamos fazendo, como estamos trabalhando para proteger o meio ambiente, como estamos produzindo. Isso reforça a cadeia produtiva”. 

Lucas Sucupira, presidente do SPR de Taiobeiras 



“Evento de grande importância grande para toda região. Precisamos de mais conhecimento para trazer desenvolvimento aos produtores. Precisamos estar sempre evoluindo, a região precisa sempre de muito apoio para isto”.

Antonio Eustáquio Soares, presidente do SPR de São Sebastiao do Maranhão

Presenças

Prestigiaram o encontro, ainda, o assessor especial da diretoria, Antônio Álvares (Toninho de Pompéu), gestores do Sistema Faemg Senar, o deputado estadual Gustavo Santana, autoridades, vereadores, representantes da Polícia Militar, de associações e cooperativas, presidentes de sindicatos e produtores rurais, e técnicos de campo do Programa de Assistência Técnica e Gerencial - ATeG. A próxima e última edição do Agro em Ação será em Curvelo, dia 24 de maio.

Diretoria do Sistema Faemg Senar, deputado Gustavo Santana e representante da PMMG