Cerca de 200 pessoas entre produtores, técnicos, estudantes e outros convidados, participaram do Dia de Campo promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Curvelo, na Fazenda 59, em Monjolos, nessa sexta-feira (13/9). O objetivo do evento foi proporcionar troca de conhecimentos e apresentar novas tecnologias e soluções para o agronegócio mineiro.
O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio Salvo, abordou os desafios e as expectativas para o setor e destacou a importância da inovação, da sustentabilidade e da qualificação profissional, principalmente por meio da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), para garantir que o agro possa avançar no cenário global.
"O agronegócio brasileiro tem papel fundamental na economia do país e do mundo. Precisamos continuar caminhando juntos e acreditando no nosso potencial. Assim, poderemos crescer mais, com base em pesquisa, força política e transferência de tecnologia, garantindo mais qualidade de vida e renda para as famílias rurais", disse.
Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Curvelo, Thiago Guimarães reforçou seu compromisso com o desenvolvimento da Central Mineira. "“É uma região muito produtiva, com boa topografia, bom clima e terras férteis. Em Dias de Campo como este, compartilhamos informações técnicas e atualizadas, e fortalecemos as relações para que os produtores sintam-se mais confiantes e sempre prontos a pensar em sustentabilidade ao se depararem com oportunidades como as mais recentes discussões sobre a região da nova fronteira agropecuária”, comentou.
Diversidade agropecuária
O evento contou com duas estações especiais: a primeira abordou o Programa de Aceleração do Melhoramento Genético Pecuário de Minas Gerais (Genética em Campo), promovido pelo Sistema Faemg Senar, por meio do Instituto Antonio Ernesto de Salvo (Inaes), em parceria com a startup Agro10X. A segunda retratou as boas práticas de gestão em propriedades atendidas pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em cinco cadeias produtivas: bovinocultura de leite, corte, apicultura (agroindústria), grãos e queijos (agroindústria).
O Dia de Campo também contou com a visita de alunos de escolas municipais e estaduais para incentivar o interesse das novas gerações pelo campo e promover a educação para o agronegócio.