Nesta quinta-feira (3/10), o evento 5ª Imersão Indústria – Conexões para inspirar, inovação para transformar, realizado no Minascentro, em Belo Horizonte, promoveu o painel “Política e Economia nos Setores Produtivos”, que reuniu lideranças de Minas Gerais para debater o papel estratégico da indústria, do agronegócio e do comércio no desenvolvimento econômico do estado.
Com mediação de Caio Coppolla, comentarista político da CNN Brasil, o debate marcou o encerramento do Imersão Indústria 2024 e contou com a participação do presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Flávio Roscoe, e do presidente da Fecomércio, Nadim Donato. Os líderes reforçaram a importância da sinergia entre os setores produtivos mineiros e destacaram os desafios e oportunidades que moldarão o futuro dos negócios no estado.
“A maturidade das três instituições e o seu alinhamento já é uma realidade em Minas Gerais. É algo que precisa capilarizar-se pelo resto do país, para que os setores continuem melhorando a vida do homem, da mulher, do trabalhador e do empresário mineiro e brasileiro”, destacou Antônio de Salvo. Ele reforçou que agropecuária, indústria e comércio são pilares da economia, trazendo desenvolvimento, emprego e renda à população.
Para Flávio Roscoe, não existe, na prática, uma divisão entre agricultura, indústria e comércio. “As cadeias produtivas são integradas, um compra do outro, liga para o fornecedor do outro. O que estamos fazendo agora é integrar as representações para impulsionar o setor produtivo com uma só voz em defesa do empresariado brasileiro”, disse.
“Precisávamos fazer eventos juntos para mostrar a força das federações do setor produtivo. Queremos trazer inovação e conhecimento para fortalecer o empresariado que carrega o país nas costas”, concluiu Nadim Donato.
Desafios e oportunidades
O comentarista Caio Copolla falou sobre caminhos políticos, econômicos e o impacto na vida dos cidadãos e empresas. Carga tributária elevada, ineficiência do estado na prestação de serviços públicos, ativismo em decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) e baixa renovação na política foram alguns pontos elencados por ele.
“Compartilho, sob a minha perspectiva, os principais desafios e alguns entraves no âmbito dos três poderes e em relação ao agro, no que diz respeito ao enfrentamento de narrativas no plano internacional, e o que poderia ser feito para a gente abraçar a agropecuária brasileira que, além de ter capacidade de alimentar milhões de pessoas, pode ser a força motriz para um grande desenvolvimento socioeconômico e redução da desigualdade social no Brasil”, colocou o comentarista.
Parcerias estratégicas
Realizado pela Fiemg, com apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Imersão Indústria 2024 reuniu, em três dias de evento, mais de 50 especialistas renomados, que abordaram temas como gestão de negócios, energia, meio ambiente, ESG e tecnologia.
As novidades desta edição foram os espaços de integração e experimentação, onde empresas puderam apresentar soluções, fomentando o networking e a criação de novas parcerias. No estande do Sistema Faemg Senar o público teve a oportunidade de vivenciar uma experiência de realidade virtual, além de degustar produtos como queijos, cafés, charcutaria, cachaças e vinhos do Empório Faemg Senar.